Todo mundo que é picado pelo carrapato pega febre maculosa?

A febre maculosa vem sendo motivo de preocupação por sua alta taxa de letalidade

21/06/2023 00:00

A febre maculosa é uma doença causada por bactérias do gênero Rickettsia e transmitida através da picada do carrapato-estrela.

Porém, especialistas destacam que nem todas as pessoas picadas pelo carrapato infectado terão a doença.

Autoridades reforçam que nem todos terão sintomas, e que uma parte poderá desenvolver quadros graves, enquanto a outra será assintomática ou sintomática leve de febre maculosa.

Carrapato-estrela transmite febre maculosa
Carrapato-estrela transmite febre maculosa - Reprodução/Ministério da Saúde

Por que nem todo mundo pega a doença?

Estudos apontam que as características genéticas e imunológicas de um indivíduo estão associadas à chance de ter a doença. Os fatores que explicam porque alguns não pegam a doença, incluem:

  • Algumas pessoas possuem linfócitos, células de defesa, capazes de bloquear o agente invasor e impedir o desenvolvimento da doença;
  • O nível de imunidade também influencia a infecção e a evolução da contaminação;
  • Pessoas que residem em áreas onde a doença tem incidência também podem adquirir imunidade ao longo do tempo. Isto porque elas têm contato precoce com a bactéria.

Quem é mais suscetível a ter febre maculosa?

Por outro lado, algumas pessoas são mais suscetíveis a um quadro grave da doença. São elas:

  • Crianças;
  • Idosos;
  • Pessoas que consomem bebida alcoólica;
  • Quem tem imunidade menor;
  • Outro fator que pode influenciar a velocidade e a gravidade dos sintomas é a quantidade de bactérias introduzidas no organismo. Pois, indivíduos que acabam sendo picados por vários carrapatos infectados correm um maior risco de desenvolver sintomas mais rápidos e intensos.

Alerta geral dos especialistas

Assim, especialistas recomendam que sejam observados os sintomas nos próximos 15 dias após uma picada de carrapato ou após ter estado em uma área onde a doença é endêmica.

Como não é possível prever quem é imune ou quem terá uma resposta mais leve à infecção, é fundamental buscar atendimento médico imediato se algum sintoma da doença se manifestar.

Vale ressaltar que a febre maculosa tem cura quando o tratamento começa no início dos sintomas.