Tomar água emagrece? Veja o que dizem os especialistas

Estudo observou que os benefícios da água para quem busca emagrecer ainda é alvo de dúvidas e mitos

Estudo observou que os benefícios da água para quem busca emagrecer ainda é alvo de dúvidas e mitos – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Estudo observou que os benefícios da água para quem busca emagrecer ainda é alvo de dúvidas e mitos – iStock/Getty Images

Beber muita água, segundo especialistas, é uma das dicas mais comuns para quem tenta perder peso. Mas será que essa recomendação tem embasamento científico? Afinal, será que a água realmente auxilia na perda de peso e na queima de calorias?

Para ajudar a esclarecer essa questão, um estudo analisou a relação entre perda de peso e o consumo de água. É o que mostra uma pequena pesquisa realizada com 14 adultos jovens, revelando beber 500 ml de água aumentou o gasto energético em repouso – a quantidade de calorias que nosso corpo queima antes do exercício – em cerca de 24%.

Contudo, o efeito durou apenas uma hora e o aumento real nas calorias queimadas é tão pequeno que é quase insignificante. Então a água praticamente não ajuda a emagrecer.

Os resultados mostraram que, para um adulto médio de 70kg, por exemplo, para cada 500ml de água que ele bebesse, teria um consumo a mais de apenas 20 calorias — um quarto de uma bolacha.

Barriga cheia d’água não faz milagre

O levantamento também destaca que, aquela ideia de que o estômago cheio de água, pode reduzir o apetite também é controversa. O consumo de água antes das refeições se mostrou eficaz na perda de peso em adultos de meia-idade e mais velhos, mas se mostrou inefetivo em participantes mais jovens (21-35 anos).

Além disso, o estudo sugere que os efeitos benefícios da ingestão de água antes das refeições podem não ser universais para todos os grupos etários.

Contudo, água é saúde

Os cientistas complementaram ainda que, mesmo que a água possa, em teoria, reduzir o apetite, isso não significa necessariamente que resultará em perda de peso a longo prazo. O corpo humano tem poderosos instintos de sobrevivência, incluindo a regulação do apetite e da saciedade.

Portanto, embora possa haver alguns efeitos da água que nos façam sentir mais cheios, isso não necessariamente se traduz em perda de peso.

Veredicto final

Caso seu objetivo seja perder peso, beber quantidades excessivas de água pode não ser a melhor estratégia, de acordo com a pesquisa. No entanto, a água ainda tem seu lugar em uma dieta saudável.

Vale lembrar ainda que, trocar bebidas calóricas, como refrigerante e álcool, por água pode ser uma maneira eficaz de reduzir o consumo diário de calorias e, por consequência, contribuir para a perda de peso.