Tomografia mostra lesão de aluno que se acidentou na academia

Rapaz está se recuperando bem da cirurgia, apesar das chances dele voltar a andar serem baixas

Homem que se acidentou na academia teve lesão na coluna
Créditos: reprodução/Circuito de segurança/Academia 220 Fit
Homem que se acidentou na academia teve lesão na coluna

Um incidente chamou a atenção em Juazeiro do Norte, no Ceará. Regilâneo da Silva Inácio, de 42 anos, estava se exercitando em uma academia local quando foi atingido por uma máquina de musculação, na última sexta-feira, dia 4. As consequências foram graves lesões nas costas, como foi registrado em uma tomografia.

Um boletim médico divulgado pelo Hospital Santo Antônio, onde Regilâneo da Silva Inácio está internado, apresenta o estado atual do paciente. Apesar de ter melhorado da dor e já conseguir se alimentar e sentar, a perspectiva de que volte a andar é muito baixa. De acordo com os médicos, menor que 1%.

Como aconteceu o acidente?

O acidente ocorreu quando uma máquina chamada “hack squat”, usada para fazer agachamento,  com 150 kg aproximadamente caiu sobre Regilâneo. Ele descansava sentado no aparelho.

As câmeras da academia registraram o momento exato do acidente e a movimentação dos alunos que ajudaram a retirar a máquina de cima de Regilâneo.

O que significa um traumatismo raquimedular grave?

O neurocirurgião Ronaldo Ferreira, responsável pelo caso, explicou que Regilâneo foi vítima de traumatismo raquimedular grave. Em termos médicos, este é o deslocamento de uma vértebra que acaba comprimindo a medula, ocorrido pelo forte impacto da máquina contra a coluna do paciente, especialmente na transição entre a coluna torácica e lombar.

Qual é o prognóstico?

Com base na gravidade dos traumas sofridos, Regilâneo precisou passar por uma cirurgia de realinhamento da coluna que durou mais de 4 horas. Apesar do procedimento ser um desafio, o neurocirurgião destacou que conseguiu realizar a cirurgia e, desde então, o paciente tem mostrado avanços graduais na recuperação da sensibilidade e do movimento, mesmo que ainda sofra com dores agudas e a possibilidade de voltar a andar seja muito pequena.