Tratamento faz pacientes recuperarem movimentos do corpo
Pacientes com lesões medulares podem se beneficiar de um tratamento que vem fazendo pessoas recuperarem o movimento das pernas e melhorarem a continência urinária e fecal. Trata-se do Implante Laparoscópico Neuromodulador, trazido ao Brasil por médicos da Escola Paulista de Medicina (Unifesp).
O doutor Nucélio Lemos, chefe de Setor de Neurodisfunções Pélvicas na Unifesp e membro da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), explica que a técnica consiste em mandar estímulos elétricos em determinados nervos do corpo. Para esticar as pernas, por exemplo, uma laparoscopia é feita introduzindo eletrodos no umbigo a fim de ativarem os nervos responsáveis pelo movimento.
Podem ser beneficiados pelo tratamento pacientes que tenham lesão torácica com espasticidade nas pernas e na bexiga e alguns pacientes com lesão cervical incompleta. O tratamento não se aplica a pacientes com lesão do cone medular ou cauda equina. Os interessados podem marcar uma consulta pelos telefones (11) 5579-3446 ou (11) 3167-2928, desde que apresentem um encaminhamento do neurocirurgião que acompanha o caso. Dúvidas também podem ser tiradas com o doutor Nucélio pela página www.neurodisfuncao.med.br