Três erros prejudiciais à saúde pélvica na hora do xixi
Situações, de acordo com especialistas, podem comprometer saúde pélvica; saiba por que evitá-las
Considerado um dos comportamentos mais naturais do funcionamento humano, ir ao banheiro para fazer xixi é algo que fazemos várias vezes ao dia. Contudo, nem sempre conduzimos o processo da maneira certa.
Nas redes sociais, terapeutas especialistas em assoalho pélvico ressaltam o quão é importante reservar um tempo para relaxar completamente os músculos da região enquanto você vai ao banheiro para permitir o esvaziamento completo da bexiga.
Dessa forma, pode-se diminuir significativamente o risco de infecções da bexiga e/ou disfunção muscular do assoalho pélvico. Bons hábitos no banheiro são importantes para manter a bexiga saudável e também o assoalho pélvico.
Três erros que cometemos ao fazer xixi:
1 – Empurrar o xixi
Prender a respiração ao urinar ou empurrar os músculos abdominais para acelerar o processo não fará mal se você fizer isso de vez em quando, mas se for um hábito diário, pode enfraquecer a bexiga, ao mesmo tempo que aumenta a pressão sobre os órgãos pélvicos.
Isso pode causar vários problemas, incluindo prolapso de órgãos pélvicos, dificuldade para esvaziar a bexiga e até contribuir para hemorroidas.
É importante relaxar o máximo que puder e permitir que o jato de urina flua em seu próprio ritmo natural.
2 – Fazer xixi no chuveiro
Talvez pelo menos uma vez na vida, você já tenha feito xixi no chuveiro. Mas não é uma boa ideia e não é só uma questão de higiene.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais , a fisioterapeuta do assoalho pélvico Alicia Jeffrey-Thomas, diz que há dois motivos para abandonar esse hábito. Primeiro, fazer xixi no chuveiro com frequência pode levar a uma associação entre o som da água corrente e a vontade de fazer xixi, o que pode fazer com que você tenha escapes de urina toda vez que abrir a torneira. “Para alguns, isso pode ser apenas um incômodo, mas para pessoas com qualquer tipo de disfunção do assoalho pélvico, isso pode contribuir para a incontinência de urgência”, explicou.
A segunda razão, de acordo com a especialista, vale para pessoas com vagina, cuja anatomia não é adequada para o xixi em pé. Isso porque elas não conseguem relaxar completamente os músculos pélvicos nessa posição, não tendo o mesmo nível de suporte para a bexiga, o que pode causar problemas a longo prazo.
3: Se limpar de trás para frente
Você provavelmente foi instruído a não fazer isso quando aprendeu a usar o penico, mas pode não estar seguindo a regra toda vez que vai ao banheiro. Limpar de trás para frente pode introduzir fezes e fluidos perto da uretra ou do orifício de urina, o que pode levar a uma infecção do trato urinário.