Três passos para mudar hábitos nocivos

Para começar, é necessário entender os três pilares que sustentam esse dispensável hábito: desejo, rotina e recompensa

A chave para uma mudança efetiva não está num abandono radical do hábito antigo – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images/iStockphoto
A chave para uma mudança efetiva não está num abandono radical do hábito antigo – iStock/Getty Images

Três dicas simples, porém eficazes, podem te ajudar a abandonar de vez hábitos nocivos da nossa rotina. Às vezes pode até parecer muito difícil abandoná-los, sobretudo quando esses costumes estão presentes em nossas vidas por muito tempo. É o que afirma o autor Charles Duhigg, no livroO Poder do Hábito.

Porém, fique tranquilo, é possível mudar de vida. Para começar, é necessário entender os três pilares que sustentam esses hábitos nocivos: desejo, rotina e recompensa.

Isso porque, juntos, eles podem representar um padrão potencialmente danoso, afetando até mesmo a saúde física.

Algumas situações cotidianas podem valer como exemplo. Quantas vezes você já comeu um doce por impulso?

Parece uma simples besteira, mas tente identificar as três características citadas nesse simples ato. Elas estão ali.  Contudo, é preciso afirmar que a chave para uma mudança efetiva não está num abandono radical do hábito antigo, mas, sim, na investigação do que lhe motiva a tê-lo.

Portanto, é fundamental entender o que te leva à rotina e de que forma esses três hábitos agem sobre suas decisões:

Deixa – É o estímulo que vai provocar a rotina. No começo, pode ser algo artificial ou imposto que, com o tempo e a frequência, simplesmente deixa de ser óbvio. Ou seja, imagine que você se sente ansioso (deixa) e busca um doce (rotina) para se acalmar (recompensa). Se repetir o mesmo padrão por mais dez vezes, é bem provável que chegue um dia no qual você tenha apenas a vontade de comer doce e a percepção de que você está ansioso suma da sua mente consciente. Assim, você dirá aos outros que sempre tem vontade de “comer um docinho”, ao invés de falar que é frequentemente ansioso.

Rotina – É a sequência de eventos provocados pela Deixa. Pode ser o “happy hour” toda sexta-feira, a pizza todo sábado à noite, a corrida antes do trabalho, o café após o almoço, o telefonar para a mãe todo domingo, a mentalização antes de comer, a briga com o marido quando ele chega do trabalho, etc. Como podem ver, existem rotinas boas e más, sejam provocadas por outros ou emoções, etc.

Recompensa – Por fim, é o que você vai ganhar quando a Rotina tiver sido completada. No caso dos exemplos acima, a pessoa ansiosa se acalma com o doce, a outra socializa no “happy hour”, enquanto que a que come pizza todo sábado pode ver isso como um presente merecido pelo bom cumprimento da dieta da semana ou ainda uma forma de reunir familiares.

Saiba como um exercício fácil pode lhe ajudar a encarar as suas atitudes de modo mais racional.

1 – Escolha a rotina que você quer mudar – parar de comer sobremesa depois do almoço, deixar de jantar ou de dormir tarde, etc.

2 – Mude a recompensa – anote as 3 primeiras palavras que surgirem na sua cabeça. Coloque um alarme para daí a 15 minutos e veja se ainda quer a velha recompensa.

3 – Descubra a deixa, que é gerada por 5 categorias – Lugar, Hora, Emoções, Pessoas ou Atos Anteriores – e responda a cada uma delas para ver qual está lhe impulsionando.