Três tipos de frutas que ajudam a controlar o açúcar no sangue
Soluções naturais para manter o controle da glicemia
Pesquisa realizada pela Harvard Health, divisão da universidade para assuntos de saúde, descobriu que alguns grupos de frutas podem contribuir significativamente para a redução do risco da diabetes e níveis de açúcar no sangue. Segundo evidências observados no estudo, esses benefícios foram encontrados em frutas cítricas, frutas vermelhas e maçãs.
O estudo, publicado no British Medical Journal (BMJ), sugere que mesmo uma pequena maçã por dia seria suficiente para prevenir o diabetes.
O poder das frutas no controle do açúcar no sangue
Ainda de acordo com o estudo, “as pessoas com maior ingestão de frutas e vegetais e os mais altos níveis sanguíneos de nutrientes derivados de plantas tinham 25% a 50% menos probabilidade de contrair diabetes durante o período do estudo”, se comparadas com aquelas que comiam menos dessas frutas e vegetais.
- Descubra o poder da romã para a saúde do coração
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
- Esta fruta, eleita a mais saudável do mundo, previne pedra nos rins
- Cientistas podem ter descoberto fator para autismo que recebe pouca atenção
Por isso, para os s pesquisadores, bastava “o equivalente a apenas dois terços de uma maçã média ou pouco mais de um terço de uma xícara de frutas mistas por dia”.
Ao todo, cerca de 340.000 pessoas de oito países europeus participaram do estudo. Isso incluiu 9.754 recém-diagnosticados com diabetes ao longo de uma década.
Para entender a relação entre os dois fatores, os pesquisadores compararam a ingestão de frutas e vegetais dessas pessoas com 13.000 pessoas saudáveis, do grupo de controle.
A pesquisa também analisou os níveis sanguíneos dos participantes de vários nutrientes derivados de plantas diferentes.
Maçã: entenda os benefícios
As maçãs são particularmente saudáveis porque contêm uma ampla gama de nutrientes que podem retardar a digestão de carboidratos.
Os compostos, que incluem quercetina, ácido clorogênico e ácido gálico, também podem ajudar a reduzir o açúcar no sangue.
Ao retardar a digestão, a quantidade de carboidratos que são absorvidos no intestino também diminui.
Em outras palavras, a maçã ajuda a diminuir a quantidade de açúcar que entra na corrente sanguínea para manter o açúcar no sangue estável e evitar os picos.
Outras frutas que ajudam a controlar o nível glicêmico
Este, no entanto, não é o primeiro estudo que evidencia o poder das frutas na manutenção dos níveis de açúcar no sangue. Publicada na revista Nutrients em 2019 descobriu que as maçãs consumidas 30 minutos antes de uma refeição de arroz integral reduziam significativamente o açúcar no sangue pós-refeição.
Os autores observaram que “cranberries, mirtilos, framboesas e morangos melhoram a hiperglicemia pós-prandial e a hiperinsulinemia em adultos com sobrepeso ou obesos com resistência à insulina”.
Essas frutas também são ricas em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, tornando-as ideais para controlar o açúcar no sangue.
Outra opção de frutas que diminuem o açúcar no sangue são as laranjas e os limões. Isso porque elas são carregadas com fibras e vitamina C, responsáveis por ajudar a retardar a absorção de glicose e melhorar o seu nível glicêmico.
Apesar dos efeitos benéficos destas frutas na prevenção do diabetes, elas devem ser sempre consumidas dentro de uma alimentação saudável e equilibrada.