Tuberculose Miliar: doença matou a influenciadora Juliana Rocha
Saiba mais sobre esta tragédia e seus aspectos clínicos
Na última quarta-feira, 25, o Brasil perdeu uma grande personalidade do universo digital. A maquiadora e influenciadora digital, Juliana Rocha, faleceu aos 25 anos, deixando uma legião de admiradores e seguidores em luto.
A causa de sua morte foi divulgada no seu perfil oficial e, surpreendentemente, era uma condição de saúde severa que incluía anemia profunda, insuficiência respiratória, tuberculose miliar e água nos pulmões.
Segundo nota compartilhada em suas redes sociais, Juliana vinha lutando contra esses problemas de saúde desde agosto.
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
Após ser diagnosticada com anemia profunda, a influenciadora teve que ser hospitalizada e desde então estava se submetendo a tratamentos na tentativa de melhorar sua condição.
O que é a tuberculose miliar?
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela Mycobacterium tuberculosis, que pode infectar todos os órgãos do corpo humano.
No entanto, o local mais comumente afetado é o pulmão. A tuberculose miliar consiste na disseminação da doença, com a formação de minúsculas lesões nos pulmões.
Neste cenário, uma grande quantidade de bactérias entra na corrente sanguínea, podendo se espalhar para órgãos importantes como o fígado, a medula óssea e o pericárdio, a membrana que envolve o coração.
Quais os sintomas da tuberculose miliar?
Ela é mais comum em crianças menores de 4 anos, pessoas com o sistema imunológico comprometido e idosos. A doença pode ser especialmente perigosa, já que seus sintomas muitas vezes são difíceis de identificar.
Alguns dos sinais são perda de peso, febre, calafrios, fraqueza, mal-estar e dificuldade para respirar. No caso de Juliana, a infecção chegou à medula óssea, causando o grave quadro de anemia que inicialmente a levou ao hospital.
O legado de Juliana Rocha
A trajetória de Juliana Rocha como influenciadora digital a conquistou mais de 230 mil seguidores no TikTok. Suas maquiagens ousadas e modernas, como os delineados gráficos, estavam sempre em alta entre seus milhares de seguidores.
Apesar de seu falecimento precoce, Juliana deixa um rastro de talento, alegria e união nas redes sociais, um legado que será lembrado por seus seguidores da mesma forma que o seu talento como maquiadora. A sua perda é, sem dúvidas, uma grande tristeza para todos que a acompanharam durante sua jornada.