Tumor de quase 60kg é retirado de ovário de uma professora
Uma professora norte-americana, de 38 anos, que não teve a identidade revelada para preservar sua imagem, passou por uma cirurgia no último dia 14 de fevereiro para a retirada de um tumor no ovário de quase 60kg.
O caso foi divulgado quase três meses depois, quando a paciente retomou suas atividades normais.
Segundo a mulher, o tumor começou a crescer cerca de 4,5 quilos por semana em novembro do ano passado. Com o rápido ganho de peso, ela procurou um ginecologista, que constatou a grande massa ovarina após exames.
- Estudo revela por que usar óculos ajuda a reduzir o risco de demência
- Pessoas LGBTQIA+ estão entre as que mais sofrem de ansiedade no Brasil
- Este sinal pode indicar risco de Alzheimer 12 anos antes do diagnóstico
- Estudo mostra que estilo de vida está associado a maior risco de AVC; saiba qual
Leia também: Conheça os sinais que indicam síndrome dos ovários policísticos
“Eu poderia esperar ver um tumor de 11kg, mas um de 60kg é muito raro. Quando conheci a paciente, ela estava extremamente desnutrida porque o tumor estava em seu trato digestivo. Ela usava uma cadeira de rodas por causa do peso do tumor”, disse Vaagn Andikyan, médico oncologista ginecológico do Western Connecticut Health Network.
Segundo os médicos, o tumor não era cancerígeno e não tinha se espalhado para outras partes do corpo, mesmo assim, representava uma ameaça à vida da mulher, uma vez que comprimia vasos sanguíneos próximos.
Na cirurgia realizada em fevereiro, além do tumor, foram retirados o ovário esquerdo, a trompa esquerda e o tecido que estava aderindo ao ovário da paciente. O excesso de pele foi removido e o abdômen, reconstituído.
Segundo o especialista responsável por todo o processo, a professora poderá gerar filhos, uma vez que o útero e o ovário direito foram protegidos.
Leia também: