Tumor cerebral: ator chama atenção para sinal após morte do filho
Ator usa as redes sociais para publicar conteúdos de conscientização sobre a doença
O ator e comediante norte-americano Rob Delaney perdeu o filho de apenas dois anos, em 2018, vítima de um tumor cerebral. Recentemente, ele usou as redes sociais para publicar conteúdos de conscientização sobre a doença. Em uma de suas postagens, Delaney chamou atenção para um sinal importante que pode adiantar um eventual diagnóstico.
Delaney explicou que, embora seja difícil reconhecer um tumor em uma criança nesta faixa idade, um sintoma específico deu sinais de que algo não ia bem: vômito sem esforço, sem ânsia e sem dor.
“Se você tem algo em sua cabeça (como um tumor) aglomerando espaço e empurrando seu cérebro, [o vômito] surge sem esforço, sem aviso ou desconforto”, disse ele na publicação.
- Liverpool x Leicester: aproveite a odd 4.00 para Salah marcar primeiro
- Ande esta quantidade de passos por dia e diminua o risco de morte precoce
- Exposição ‘Presépios de Hilda Breda’ está disponível até 11/01 em São Bernardo
- 5 praias baratas no Sudeste para curtir com pouco dinheiro
Entre os inúmeros relatos desde a morte da criança, Delaney contou que foi muito difícil ver o menino perdendo peso, sem conseguir manter a comida no estômago por muito tempo. “Então estávamos indo de médico em médico, de hospital em hospital e especialistas tentando descobrir. E um tumor é difícil de reconhecer”, explicou.
Ele disse ainda que, apenas quando ele foram atendidos por um médico mais experiente, veio à tona a questão do vômito sem esforço.
Tumor cerebral
Com pouca incidência entre crianças, o tumor cerebral ou tumor do sistema nervoso central é um crescimento anormal de células no cérebro que se multiplicam de forma incontrolável.
A condição se divide entre tumores cerebrais não cancerosos (benignos) –que crescem lentamente e são menos propensos a retornar após o tratamento – e também os tumores cerebrais cancerosos (malignos), que começam no cérebro (tumores primários) ou se espalham para o cérebro de outro lugar (tumores secundários).
Estudos divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) relatam que a probabilidade de uma pessoa desenvolver um tumor cerebral ou na medula espinhal durante sua vida é inferior a 1%.
Ainda de acordo com a organização, o risco de desenvolver qualquer tipo de tumor cerebral é ligeiramente maior entre as mulheres. Por outro lado, há mais registros de tumor maligno em pessoas do sexo masculino.
Sintomas de um tumor cerebral
Os sintomas de um tumor cerebral variam dependendo da parte exata do cérebro afetada. Nem sempre, no entanto, os sintomas aparecem cedo. Muitas vezes, eles podem se desenvolver lentamente ao longo do tempo.
Confira alguns sinais da doença:
Dores de cabeça
Convulsões
Náuseas, vômitos e sonolência
Problemas de memória ou mudanças na personalidade
Fraqueza progressiva ou paralisia em um lado do corpo
Problemas de visão ou fala