Tumores cerebrais são retirados com pacientes acordados
Hospital de Clínicas da UFTM em Uberaba realiza 20 cirurgias com pacientes acordados para retirada de tumores cerebrais
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), em Uberaba, realizou 20 cirurgias com pacientes acordados para a retirada de tumores cerebrais, preservando a função da área cerebral afetada, de acordo com informações do hospital.
Pacientes com tumor no cérebro ficam acordados durante cirurgia
Desde 2018, o HC-UFTM utiliza a metodologia Awake Surgery para realizar cirurgias de tumores em áreas relacionadas à compreensão e expressão da fala.
“Para garantir que a fala não está sendo afetada, o paciente conversa, lê alguns textos e realiza contagens de números durante o procedimento. Tudo isso com a cabeça presa na mesa cirúrgica e evitando se mexer”, falou o neurocirurgião e presidente da Academia Brasileira de Neurocirurgia. Roberto Alexandre Dezena.
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
- Dormir nesta posição favorece a saúde do cérebro, segundo a ciência
- Câncer colorretal: Conheça os sintomas mais comuns nos pacientes
- Sintomas menos conhecidos de AVC
Conforme o médico responsável pelas neurocirurgias do HC-UFTM, o procedimento garante uma cirurgia mais segura, preservando a área da fala do paciente. “Somos referência em tumores cerebrais e também realizamos essa cirurgia como grandes centros”, disse.
“O anestesista também precisa ser muito bem treinado para acompanhar e fazer as intervenções necessárias nesse tipo de procedimento”, ressaltou o cirurgião.