Usar celular no banheiro pode causar esta doença, alertam especialistas
Estudo turco com 100 pacientes relacionou o uso do celular no banheiro com condição de saúde
Dar uma espiada nas redes sociais ou jogar um game rápido no celular enquanto você está no banheiro pode parecer inofensivo. Porém, segundo especialistas, esse hábito pode aumentar o risco de desenvolver hemorroidas.
Isso ocorre pois a permanência prolongada no vaso sanitário pode causar pressão no tecido hemorroidário, levando ao inchaço das veias ao redor do reto e do ânus.
Além disso, em casos mais graves, ficar sentado por muito tempo no vaso sanitário com o celular pode aumentar a probabilidade de ocorrer um prolapso retal, situação em que partes do intestino se projetam para fora do ânus.
- O alerta no corpo que pode prever demência até 9 anos antes
- 4 situações que indicam a necessidade de fazer exame de colonoscopia antes dos 45
- 5 doenças que podem causar sede excessiva
- Estes sinais podem indicar doença silenciosa no fígado
Como o uso do celular no banheiro aumenta o risco de hemorroidas?
As hemorroidas podem ser externas ou internas. Quando externas, são semelhantes às varizes ou a pelotas de sangue e são visíveis na borda do ânus. Quando internas, ficam localizadas acima do esfíncter anal e podem causar sintomas mais agudos.
Com o celular em mãos, as pessoas tendem a demorar mais no banheiro. E sentar no vaso sanitário por um longo período, especialmente em um assento duro, pode causar pressão no tecido hemorroidário, contribuindo para a inflamação e o inchaço das veias ao redor do reto e do ânus.
Uma pesquisa realizada pela Universidade Yuzuncu Yl, na Turquia, estudou o mesmo assunto e concluiu que o uso de celular no sanitário leva ao esforço durante a defecação.
O estudo turco analisou cerca de 100 pacientes, com e sem hemorroida, entre 16 e 65 anos, durante sete meses.
Segundo os pesquisadores, as pessoas que costumam levar o celular para o banheiro acabam por continuar fazendo força para evacuar mesmo quando já não é necessário. Isso leva ao aumento da pressão nas veias do reto, acarretando o surgimento das hemorroidas.
Como evitar?
Para reduzir os riscos de desenvolver hemorroidas, é recomendado adotar hábitos mais saudáveis ao usar o banheiro, como:
- Limite o tempo: evite passar longos períodos sentado no vaso sanitário. Recomenda-se limitar a permanência a cerca de dez minutos por sessão para evitar o acúmulo de sangue nas veias retais.
- Evite usar o celular: além dos riscos de hemorroidas, usar o telefone no banheiro é anti-higiênico e pode expor o aparelho a bactérias e germes. Evite levá-lo ao banheiro para reduzir o risco de contaminação.
- Tratamento adequado: caso apresente sintomas de hemorroidas, procure um profissional de saúde para avaliação e tratamento adequado.
Sintomas da hemorroidas
De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas de hemorroidas incluem:
- coceira provocada por inchaço das veias;
- sangramento resultante do rompimento das veias anais;
- dor ou ardor durante ou após a evacuação;
- saliência palpável no ânus.
Como tratar as hemorroidas?
O tratamento para hemorroidas pode incluir o uso de cremes tópicos e supositórios contendo hidrocortisona ou hamamélis para aliviar a dor e o inchaço.
Aumentar a ingestão de água e fibras, melhorar os hábitos de higiene no banheiro e, por fim, tomar banhos de assento também podem proporcionar alívio.
Em casos mais graves, procedimentos médicos, como a hemorroidectomia, podem ser necessários. Cada caso, no entanto, deve ser avaliado individualmente por um profissional de saúde.