Usar o celular na cama aumenta níveis de açúcar no sangue, diz estudo
Uso de aparelhos antes de dormir desregula produção de insulina, que controla os níveis de açúcar no sangue
Além de prejudicar o sono, o uso do celular na hora de dormir pode oferecer danos ainda maiores para a sua saúde, de acordo com estudo divulgado pela Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos.
Isso porque, de acordo com especialistas, a luz emitida por esses aparelhos funciona como um desregulador endócrino. A ação é capaz de desequilibrar a produção de insulina, hormônio que atua no controle do açúcar no sangue
Ainda de acordo com o estudo, o limite máximo de exposição é de apenas 5 lux de luz durante a noite para que o ritmo circadiano, responsável por controlar os níveis hormonais nos tecidos endócrinos, não seja afetada.
- SP terá ‘praia’ a 15 minutos da Faria Lima; saiba mais
- Harvard revela qual é o melhor chá para combater gordura localizada
- Você sabia que fazer caminhada após as refeições ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue?
- Como o gengibre pode controlar o açúcar no sangue de forma eficaz
Para efeito de comparação, um tablet, TV ou telefone celular, a um metro de distância do rosto, poderia emitir mais de 5 lux de luz, com alguns atingindo até 40.
Por isso, o estudo concluiu que esse tipo de exposição torna-se especialmente prejudicial se acontecer quando acontece cerca de uma hora antes de dormir.
Como reduzir os danos causados pelo celular?
Os pesquisadores recomendam algumas medidas, como o uso de óculos de bloqueio de luz azul, vendido na internet. O uso do acessório em frente aos computadores, smartphones, tablets e TV pode ajudar a reduzir o efeito negativo da luz noturna no ritmo circadiano do corpo.