Uso de lubrificante, vibrador e outros acessórios pode prejudicar a saúde
Mais do que uma forma de reprodução, o sexo também é uma fonte de prazer. Cada vez há mais espaço para fantasias e brinquedos que apimentem a relação, mas esses acessórios podem trazer prejuízos à saúde íntima das pessoas. Pensando nisso, o site Minha Vida fez uma lista com os cuidados que é preciso ter com alguns desses produtos sexuais.
Em entrevista ao site, o urologista Valter Javaroni, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia – Seccional Rio de Janeiro, alerta: “Como o órgão sexual da mulher é um orifício e tem uma mucosa, são necessários cuidados com traumas e lesões. E no caso do homem, não é porque é mais simples que não devemos tomar cuidado: é preciso ficar atento ao tipo de material dos produtos e não deixar a empolgação se sobrepor à cautela”.
Preservativos diferentes e géis
Existem diversos preservativos com funções além de proteger os parceiros de doenças ou uma gravidez não planejada. Muitos têm sabor artificial ou com propriedades térmicas, causando mais calor ou frio com o atrito. Em ambos os casos, é importante sempre verificar a procedência do produto, já que ele terá contato com a boca ou com a genitália.
“Sempre compre o produto em local confiável e de marca conhecida”, assinala o urologista. Mesmo nesses casos, pode ser que haja alguma alergia, devido a sensibilidade do homem ou da mulher a esse produto, portanto, se você sentir alguma ardência ou desconforto, evite o uso. Os mesmos princípios ativos podem ser usados em géis, principalmente os que se esquentam um pouco, por isso cabe o mesmo cuidado quanto à procedência.
Uma dúvida comum é se a camisinha com sabor pode ser usada também na penetração. “Na maioria das vezes não causará algum dano, mas se você usar um de sabor de pimenta, isso pode ser desconfortável”, ensina o ginecologista Serapião.
Confira aqui todos os cuidados com os acessórios sexuais no site Minha Vida.
Via Minha Vida