USP desenvolve creme vegano com proteção prolongada contra vírus e bactérias
Novo creme hidrata e protege as mãos por até 4 horas; alternativa ao álcool gel chega ao mercado
A Universidade de São Paulo (USP) disponibilizou no mercado um inovador creme hidratante antisséptico para as mãos, que oferece proteção prolongada contra vírus, bactérias e superbactérias. O produto é uma alternativa superior ao álcool 70%, que age por apenas cinco minutos e pode ressecar a pele.
Criado pelo Instituto de Química da USP, o creme utiliza a tecnologia do Phtalox, um ativo baseado em ftalocianina, que garante até quatro horas de defesa contra vírus e bactérias e até duas horas contra superbactérias.
Testes do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) comprovaram a eficácia do creme em desativar micro-organismos responsáveis por diversas doenças, incluindo influenza e hepatite A, além de superbactérias críticas em ambientes hospitalares.
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
- Trem turístico vai ligar Rio de Janeiro e Minas Gerais
O creme, que possui certificação vegana e embalagem ecológica de polietileno de cana-de-açúcar, está disponível para compra online e em breve será encontrado em redes de farmácias.
Pesquisas estão em andamento para avaliar o uso do Phtalox na cicatrização de feridas em diabéticos. A USP busca apoio financeiro para expandir o alcance do produto.
*Com informações da Agência Brasil.