Saiba por que Joinville aplica vacina da covid-19 no glúteo

Protocolo diferente de aplicação do imunizante causou um rebuliço nas redes sociais

A população de Joinville tem evitado postar fotos do momento da vacinação contra a covid-19 e tem um motivo para isso. Acontece que lá a aplicação da vacina não é feita no braço, como na maioria das cidades, mas, sim, na região do glúteo.

Depois que os internautas descobriram isso, o assunto ficou entre os mais comentados nas redes sociais no fim se semana.

“Eu não tava entendendo por que ninguém aqui de Joinville postava foto vacinando, como os meus amigos de SP, do Rio e até de Floripa fizeram. Até descobrir que tá quase todo mundo aqui (inclusive eu) TOMANDO A VACINA NA BUNDA”, publicou a jornalista Ana Siedschlag em sua conta no Twitter.

Entre os comentários, reações de surpresa foram a maioria. Mas também houve quem provasse ser possível registrar o momento e publicá-lo nas redes sem censura.

Mas afinal de contas por que a região do glúteo foi escolhida para a aplicação da vacina?

Apesar do espanto de alguns, muitos moradores de Joinville já estão familiarizados com o jeito de receber a vacina da covid-19, já que a cidade adotou esse protocolo desde o início da campanha de vacinação.

O imunizante contra a covid-19 deve ter aplicação intramuscular, ou seja, deve ser feita diretamente dentro de um tecido muscular.

É mais comum que as secretarias de saúde adotem a aplicação no músculo deltoide, aquele do braço, mas não significa que ela não possa ser feita em outros músculos, como ventroglúteo.

Após a repercussão, a Prefeitura de Joinville publicou um vídeo em suas redes sociais esclarecendo o protocolo. “Aqui em Joinville, como já é rotina de outras vacinas, nós optamos por fazer na região do ventroglúteo por ser uma região menos dolorida e causa menos reações locais”, explicou a enfermeira Fabiana, da Secretaria de Saúde.