Vacina de célula-tronco pode anular três tipos de câncer
Vacina feita com células-tronco é capaz de atacar tumores de mama, de pele e de pulmão
Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, criaram uma vacina feita com células-tronco capaz de atacar tumores de mama, de pele e de pulmão. A descoberta pode ressignificar os sistemas defensivos contra o câncer.
O método, divulgado na revista especializada Cell Stem Cell, foi utilizado em 75 ratos, que receberam as doses da vacina e posteriormente foram expostos células cancerígenas de mama.
Os resultados preliminares do estudos apontaram que, do grupo submetido ao experimento, 70% rejeitaram completamente as células de câncer, enquanto os outros 30% tiveram uma redução significativa dos tumores.
- Ciência aponta relação entre covid-19 e regressão do câncer; entenda
- Câncer de pulmão: Anvisa aprova medicamento para estágio inicial da doença
- Risco de câncer é reduzido com consumo por vegetal comum no Brasil
- Estes são os tipos de câncer mais agressivos que existem! Conheça os sintomas mais comuns de cada um
Além disso, constatou-se que a eficácia do teste foi a mesma quando os cientistas repetiram o procedimento utilizando células de câncer de pulmão e de pele.
Com o estudo, a expectativa é de que no, futuro, seja possível coletar células da pele, músculos ou sangue dos pacientes com câncer e reprogramá-las para a produção de vacinas. Isso porque a ideia é usar esse procedimento como reforço de tratamentos convencionais, como a quimioterpaia e radioterapia.