Vegetal barato ajuda a reduzir a gordura nas artérias
Os carotenos, encontrados em frutas, legumes e verduras alaranjados, amarelos e verdes, desempenham papéis essenciais para a saúde
Os carotenos, encontrados em frutas, legumes e verduras alaranjados, amarelos e verdes, desempenham papéis essenciais para a saúde. Em especial a cenoura, vegetal que se destaca por sua alta concentração de carotenos, nutrientes esses que se transformam em vitamina A quando ingeridos.
Segundo pesquisas recentes, além dos benefícios para a visão, a cenoura é uma importante aliada na redução da gordura nas artérias e na prevenção de problemas cardiovasculares.
Vegetal reduz gordura e oferece outros benefícios
Realizada pelo Instituto de Investigaciones Biomédicas August Pi i Sunyer (IDIBAPS) e a Universitat Oberta de Catalunya (UOC), em Barcelona, na Espanha, a a pesquisa destaca que os altos níveis de caroteno no sangue estão relacionados a uma menor presença de aterosclerose. A doença inflamatória se desenvolve com o acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas artérias.
Os resultados mostraram que, por conta da menor presença de aterosclerose, diminui, também, o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, as evidências mostraram que os carotenos desempenham funções antioxidantes, auxiliando na saúde da pele, além de possuir propriedades anticancerígenas.
Importância da vitamina A
Segndo especialistas, a recomendação é que a ingestão diária de vitamina A seja de 800 a 1000 microgramas para mulheres e homens, respectivamente. Isso porque um micrograma de vitamina A equivale a 12 microgramas de caroteno, o que reforça a relevância do consumo de alimentos ricos nesses pigmentos naturais, como a cenoura.
Outras fontes de vitamina A?
Existem outros alimentos que podem contribuir para a manutenção dos níveis de vitamina A no organismo. Entre eles os peixes e ovos se destacam como excelentes fontes dessa vitamina.
Não apenas para a obtenção de vitamina A, mas para garantir uma boa saúde de forma geral, é primordial manter uma alimentação balanceada. Uma dieta rica em nutrientes e vitaminas, aliada a práticas de exercícios físicos, é uma receita de sucesso para uma vida mais longa e saudável.