Veja se você sofre de ‘transtorno de déficit de natureza’
Estudos realizados em centros de pesquisas de diversos países comprovam que o contato com a natureza pode ser terapêutico para grande parte das pessoas. Por isso, quando chegam as férias, muita gente procura viajar para locais longe das grandes cidades e em contato com áreas verdes.
Em entrevista ao Mente Cérebro, da UOL, o sociólogo José Antonio Corraliza, professor de psicologia social e ambiental da Universidade Autônoma de Madri, afirma que vivemos hoje, nas metrópoles, um transtorno de déficit de natureza. Para abordar mais detalhes, o site preparou um artigo com opiniões de especialistas sobre o tema tão recorrente no mundo contemporâneo.
Pesquisas recentes mostram que pessoas que tinham áreas verdes no entorno de suas casas apresentavam doenças cardiovasculares e pulmonares, diabetes, depressão e transtornos de ansiedade com menos frequência em relação a quem não tinha tal privilégio. Esses casos fizeram muitos especialistas afirmarem que a proximidade com a natureza e praias ajuda a reduzir alguns problemas de saúde.
- Sofrendo com inchaço? Pode ser ‘barriga de cortisol’; saiba como evitar
- Estes são os sintomas do transtorno associado ao uso de celular
- Dopamina e serotonina: os arquitetos do bem-estar e da motivação
- 6 tipos de depressão, seus sintomas e como identificar