Vilões da balança? 4 alimentos que você pode comer na dieta

Nutricionistas destacam alimentos que podem, SIM, fazer parte do seu dia a dia mesmo durante a dieta

Nutrientes encontrados na cerveja podem ser benéficos para a saúde cardiovascular – iStock/Getty Images
Créditos: iStock
Nutrientes encontrados na cerveja podem ser benéficos para a saúde cardiovascular – iStock/Getty Images

Seja para emagrecer ou a se adequar a um estilo de vida mais equilibrado e saudável, a dieta sugere um menu de opções que muitas vezes não inclui, naturalmente, alimentos encarados como vilões da balança.

Por exemplo, comidas gordurosas, ou do time dos supérfluos, inevitavelmente encabeçam a cartilha de restrições alimentares para quem abraça uma rotina balanceada.

Ao menos era o que se pensava. Isso porque alguns nutricionistas destacaram algumas opções de alimentos que podem, SIM, fazer parte do seu cardápio mesmo durante a dieta. Confira!

1 – Cerveja

É fato que o abuso de bebidas alcoólicas pode prejudicar nosso corpo como um todo e pode gerar consequências como cirrose, pancreatite, hipertensão, gastrite e perda de memória, quando há o consumo de álcool excessivo.

Por outro lado, pesquisadores da Universidade de Barcelona, do Hospital Clínico de Barcelona e do Instituto Carlos III de Madri, todos na Espanha, descobriram que beber uma caneca de cerveja por dia pode ajudar no combate ao diabetes e previne a hipertensão.

Isso porque, de acordo com os especialistas, a cerveja tem baixa graduação alcoólica e nutrientes como ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio – considerados benéficos para o sistema cardiovascular. Para chegar a esse resultado, o estudo observou 1.249 homens e mulheres acima de 57 anos e indica que mulheres podem tomar dois copos pequenos de cerveja por dia, enquanto para os homens estão liberados até três copos. Contudo, o hábito deve estar associado a uma dieta saudável e a exercícios físicos regulares.

2 – Chocolate

As versões de chocolate ao leite e branco são as mais gordurosas, sendo que a última sequer é feita de cacau, mas sim de leite, açúcares e manteiga de cacau, o que a torna ainda mais prejudicial para a saúde.

No entanto, de acordo com a nutricionista Hediane Oliveira, da Unimed-Rio, 30g diárias pode ser considerada uma medida certa para aproveitar os benefícios do chocolate. Preferencialmente o chocolate amargo ou meio amargo. Por possuírem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórios, eles fortalecem o sistema imunológico, diminuem os níveis de colesterol, protegem contra doenças cardiovasculares e até ajudam no emagrecimento.

3 – Pipoca

A pipoca, principalmente a de micro-ondas, é rica em gordura trans, e seu consumo excessivo aumenta os níveis de colesterol ruim e diminui o bom (HDL). Além disso, as industrializadas ou vendidas nos cinemas geralmente possuem altas quantidades de sódio, um vilão da hipertensão.

Contudo, se for preparada do modo caseiro, usando apenas um fio de óleo e com pouco ou nenhum sal, a pipoca pode ser tornar um ótimo lanche da tarde. Isso porque a pipoca é rica em fibras que aumentam a saciedade, diminuindo a fome, além de contribuir para regular o trânsito intestinal.

Além disso, os antioxidantes da pipoca são os polifenois, conhecidos principalmente por prevenir doenças degenerativas e cardíacas. De acordo com os cientistas, os polifenois e as fibras estão concentrados na casca da pipoca, aquela, que teima em grudar nos dentes.

4 – Maionese

É fato que, por muito calórica, a maionese possui uma alta quantidade de gorduras e, quando consumida em excesso, pode comprometer a dieta e afetar a saúde.

Por se tratar de um produto de origem industrial, a maionese também pode conter conservantes que, em excesso, fazem mal à saúde.

Contudo, a maionese também é fonte de ômega-3, nutriente aliado na redução do colesterol ruim (LDL) e no combate a doenças cardiovasculares.

Portanto, se você escolher a maionese como a única opção de gordura do seu dia, limite-se a aproximadamente uma ou duas colheres de sopa. Vale lembrar que a maionese caseira pode ser uma alternativa na sua rotina, já que é livre de conservantes.

Com informações do site Minha Vida