Vinho pode ajudar na digestão se consumido moderadamente

10/06/2015 12:25 / Atualizado em 04/05/2020 17:30

O vinho ajuda na digestão se consumido moderadamente durante as refeições. A afirmação é do médico cardiologista Jairo Monson de Souza Filho, especialista do site ‘Minha Vida’, que estuda o assunto há 20 anos.

De acordo com o profissional, quando se ingere a bebida junto a alimentos, diminui-se o volume de radicais livres na circulação sanguínea durante a digestão. E é justamente neste período que a quantidade de gorduras circulantes é maior.

O vinho também melhora a digestão dos açúcares, ao ampliar a sensibilidade dos tecidos à insulina
O vinho também melhora a digestão dos açúcares, ao ampliar a sensibilidade dos tecidos à insulina - hakan

 

Sobre a quantidade de vinho recomenda por dia, o cardiologista explica que a quantidade depende de vários fatores. Uma quantidade acima do que o organismo é capaz de metabolizar pode causar danos à saúde. Por isso, cada pessoa tem o seu limite. Depende do gênero, peso corporal, peso do fígado e quantidade de enzimas necessárias para o processo de digestão.

Sobre os benefícios do vinho para a digestão, o cardiologista destaca que as substâncias encontradas no vinho facilitam a digestão. Este fator diminui os movimento peristálicos do intestino delgado e do intestino. A ação faz com que se aumente a permanência dos alimentos no tubo digestivo, dando mais tempo para as enzimas digerir o alimento.

Além disso, a bebida alcoólica também estimula a vesícula biliar. O processo faz com que uma maior quantidade de bile no início do intestino delgado seja descarregada, o que facilita a digestão das gorduras.

Leia a matéria completa.