Últimas notícias:

Loading...

Vírus da gripe bovina detectado pela primeira vez no Brasil

Por: Redação

Até então, o vírus da influenza D que infecta os bovinos só haviam sido detectado América do Norte, Europa e Ásia. Mas, uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em parceria com a Universidade Feevale (RS) acaba de divulgar a presença em animais do Brasil.

As amostras do estudo ” Cattle influenza D virus in Brazil is divergent from established lineages” foram coletados em bois do Rio Grande do Sul. Os pesquisadores não descartam que o vírus possa estar já presente em todo país.

Quais são os riscos?

Crédito: Istock/kamisokaAinda não se sabe todos os riscos que da influenza D nos bovinos

Nem sempre o vírus gera sintomas. Mas, há casos em que pode causar doenças e prejudicar a saúde do animal, impactando na produção pecuária, já que a concentração dos rebanhos facilita a disseminação do vírus. Ainda não há vacina para a influenza D e não se sabe todos os riscos que gera nos bovinos.

A influenza A e B são as que atingem os seres humanos, enquanto que a C e D, descobertos mais recentemente, se desenvolvendo entre animais.

Mesmo não sendo comum, entre humanos (criadores de bovinos) também já foram detectados sinais de influenza D, todos com sinais clínicos brandos.

Compartilhe:

?>