Vírus descoberto no Paraná deixa pesquisadores em alerta
O vírus infectou uma mulher de 22 anos no Paraná
Uma nova variante do vírus influenza A H1N2 descoberta no Paraná tem deixando pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) em alerta por seu potencial pandêmico. A doença é transmitida de porcos para humanos. As informações são do jornal O Globo.
Os cientistas estudam o caso de uma mulher de 22 anos, que trabalha em um frigorífico em Ibiporã. Ela precisou de atendimento médico após o quadro respiratório se agravar em abril. A Fiocruz foi acionada e confirmou a infecção por A H1N2, A jovem já está recuperada.
“Essa variante do vírus influenza A H1N2 tem potencial pandêmico, mas isso não quer dizer que vá causar pandemia”, diz a virologista Marilda Siqueira, chefe do Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).
- MPox, Coqueluche e dengue: como evitar essas doenças no Brasil
- OMS atualiza lista de patógenos com potencial epidêmico
- Conheça o vírus Nipah que matou jovem e acende alerta no mundo
- Descoberta a tecnologia de vacinas contra covid-19 que pode tratar câncer
Segundo a virologista, a nova variante do vírus influenza A H1N2 tem o mesmo potencial de causar pandemia quanto o descoberto recentemente na China.
Desde que foi descoberto, em 2005, já foram registrados 26 casos do vírus influenza A H1N2 no mundo —sendo este do Paraná o segundo no Brasil.
Todos os pacientes contraíram o vírus após contatos com porcos e a maioria apresentou doença branda. Porém, como trata-se de um vírus que tem potencial de causar pandemia ao sofrer alguma mutação e passar a ser transmitido por contato pessoal, todos os casos identificados devem ser reportados à OMS, como fez a Fiocruz.