Últimas notícias:

Loading...

Vírus mortal faz Índia ficar em alerta após óbito de menino

A doença é transmitida por morcegos frugívoros, porcos e pelo contato entre humanos

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Autoridades de saúde da Índia estão em alerta após um adolescente morrer infectado pelo vírus Nipah, que é extremamente mortal.

O caso foi registrado na cidade de Kozhikode, no estado de Kerala, no último domingo, 5.

vírus Nipah morcegos
Crédito: CraigRJD/iStockO vírus Nipah por morcegos frugívoros e porcos infectados pela doença

O potencial pandêmico da doença gerou um alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) tendo em vista as altas chances de transmissibilidade.

O vírus Nipah (NiV), cientificamente denominado “Nipah henipavirus”, pode causar sintomas respiratórios, tosse, dor de garganta e no corpo, fadiga, encefalite (inchaço no cérebro), que pode evoluir para convulsões e morte.

Segundo a rede norte-americana CBS, o menino de 12 anos buscou atendimento médico após ter febre alta durante uma semana, evoluindo para um grave inchaço cerebral.

vírus Nipah
Crédito: Getty Images/iStockphotoO vírus Nipahencefalite pode causar inchaço no cérebro, que pode evoluir para convulsões e morte

As autoridades de saúde da Índia rastrearam e isolaram ao menos 188 de pessoas que puderam ter contato com o garoto morto e com a família dele. Dessas pessoas rastreadas, 20 são consideradas de alto risco pelas autoridades sanitárias.

Casos do vírus Nipah

O vírus Nipah, que está entre os dez vírus mais perigosos conhecidos da Ásia. foi primeiramente identificado em 1999 na Malásia, se espalhando por Singapura, Índia e Bangladesh.

A doença é transmitida por morcegos frugívoros, porcos e pelo contato entre humanos e, no caso do primeiro surto, as contaminações foram após as pessoas terem contato direto com porcos doentes.

Em alguns casos, a pessoa infectada pelo vírus Nipah pode não ter sintomas da doença ou ter efeitos leves que podem ser semelhantes aos de uma gripe e que podem desaparecer após 3 a 14 dias.

No caso das infecções em que há aparecimento de sintomas, estes surgem entre 10 a 21 dias depois do contato com o vírus.

Compartilhe:

Tags: #Doença