Vitamina D: qual a importância do nutriente na prevenção de miomas

Entenda a importância do vitamina D na prevenção de miomas uterinos

Adquirida durante exposição ao sol, vitamina D exerce importantes funções para a regulação do nosso organismo – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images
Adquirida durante exposição ao sol, vitamina D exerce importantes funções para a regulação do nosso organismo – iStock/Getty Images

Essencial para a sua saúde, a vitamina D é usada para diversas finalidades, mas principalmente atua na prevenção da osteoporose. Além disso, estudo recente apontou um novo benefício até então desconhecido pela classe médica: proteção contra os miomas uterinos.

Segundo notícia divulgada no jornal científico ‘Fertility and Sterlity‘, a ausência de vitamina D está associada ao desenvolvimento significativo de miomas uterinos.

Por isso, especialistas sustentam que a vitamina D3 (um dos tipos do nutriente) não apenas reduz a proliferação de células do leiomioma in vitro como barra o crescimento dos tumores em modelos animais in vivo.

Amostras do estudo sinalizaram que mulheres com menores níveis de substância reportaram quadros mais graves de miomas. O mesmo não foi verificado em mulheres com níveis suficientes de vitamina D, substancialmente menos propensa ao desenvolvimento de tumores.

Isso porque, evidenciam os estudos, a vitamina D exerce ações diretas ou indiretas em mais de 200 genes envolvidos na regulação do ciclo celular. Entre os diversos processos, o nutriente promove a regulação da proliferação e diferenciação celular, a angiogênese (crescimento de novos vasos sanguíneos a partir dos já existentes) e a apoptose (morte celular programada).

Segundo estudos internacionais, estima-se que aproximadamente 40% dos adultos apresentam a hipovitaminose D, cujo principal fator é a falta de exposição solar.

O ginecologista Edvaldo Cavalcante explica que, embora a incidência de raios solares seja maior no Brasil, poucas pessoas têm o costume de tomar sol. Seja por conta dos riscos de câncer de pele ou dos danos causados pelos raios solares.

“Infelizmente, os hábitos da sociedade moderna, como trabalhos em lugares fechados e menos tempo ao ar livre podem levar à deficiência da vitamina. Portanto, a recomendação é tomar sol, de preferência com braços e pernas expostos, durante 20 minutos”.

Com ou sem protetor?

Questão objeto de muita dúvida e opiniões distintas entre a classe médica, há quem alegue que o protetor atrapalha  a absorção dos raios UVB pela pele.

Contudo, estudo recente divulgado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia mostra que o uso do filtro solar não impacta a absorção do nutriente. Recomenda-se a exposição ao sol até às 10h ou depois das 16h.

De toda forma, combinando alimentos ricos em vitamina D e doses diárias de sol, você certamente estará no caminho correto para a prevenção dos miomas. E quando o assunto é prato à mesa, confira alguns alimentos ricos em vitamina D:

  • Ostras
  • Salmão, arenque, atum ou sardinha
  • Ovos
  • Fígado de boi ou de galinha
  • Laranja
  • Cogumelos (shitake)
  • Leite e derivados