Você pode estar com diabetes e não saber! Conheça 8 sinais silenciosos que podem passar despercebidos
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é o quinto país com a maior incidência de diabetes no mundo
O diabetes é uma condição de saúde traiçoeira, que muitas vezes não apresenta sintomas nos primeiros estágios, tornando-se silenciosamente perigosa.
Muitas pessoas só descobrem a doença por meio de exames de sangue que mostram níveis elevados de glicose ou quando surgem complicações graves. Por isso, é essencial estar atento a qualquer alteração no corpo, mesmo que pareça mínima.
Sinais do diabetes que podem ser facilmente ignorados
Embora sintomas como sede excessiva, micção frequente e perda ou ganho de peso repentino sejam comuns, existem outros sinais que podem passar despercebidos tanto por pacientes quanto por médicos.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
Abaixo estão alguns sinais que merecem atenção:
Alteração no paladar
Pessoas com diabetes podem sofrer de disgeusia, um distúrbio que altera o gosto, deixando a boca com um sabor amargo ou salgado. Em casos de diabetes tipo 2, a pessoa pode até perder a percepção do gosto doce.
Problemas de pele
Devido à dificuldade do corpo em manter a pele hidratada quando os níveis de glicose estão altos, a pele pode ficar seca, coçar, rachar e ser mais suscetível a infecções.
Manchas escuras
A acantose nigricante, caracterizada por manchas escuras na pele, especialmente na nuca, pescoço e axilas, pode ser um sinal de resistência à insulina, um precursor do diabetes.
Gengivas inflamadas
Gengivas inflamadas ou infectadas podem indicar diabetes. A inflamação na gengiva está associada a níveis elevados de açúcar no sangue, sendo um fator de risco para o diabetes.
Sensações nos pés
Formigamento ou sensações anormais nos pés são sinais de danos nos nervos causados pelo diabetes, afetando cerca de 10% a 20% dos pacientes.
Infecções por fungos
A alta glicemia pode facilitar infecções por fungos, como frieiras ou candidíase, que afetam áreas úmidas do corpo, como virilha e axilas.
Disfunção erétil
No caso dos homens, a disfunção erétil pode ser um sinal de alerta para diabetes, pois o alto nível de glicose prejudica os vasos sanguíneos, essenciais para a ereção.
Cochilos prolongados
Dormir mais de uma hora durante o dia pode ser um sinal de alerta para o diabetes tipo 2, já que estudos mostram que pessoas que têm esse hábito têm maior risco de desenvolver a doença.
Pesquisa importante de saúde revela quais são os 3 principais fatores de risco da diabetes tipo 2. A Catraca Livre mostra para você quais são eles. Clique aqui!