Você precisa adotar este hábito japonês que ajuda a viver mais
Como o hábito japonês Shinrin-yoku pode ajudar a reduzir o estresse, melhorar o humor e viver mais; conheça os benefícios
Os japoneses são conhecidos por sua longevidade e muitos pesquisadores têm investigado o que está por trás dessa característica.
Embora a dieta e os exercícios físicos sejam importantes, há um hábito que se destaca e vai além desses aspectos: o contato com a natureza.
Hábito japonês que ajuda a viver mais
O termo japonês Shinrin-yoku pode ser traduzido como “banho de floresta” ou “imersão na floresta”. Ele se refere à prática de estar em um ambiente natural, aproveitando tudo o que o local oferece: sons, cheiros e a tranquilidade proporcionada pela vegetação ao redor.
- Como adotar hábitos saudáveis e controlar a diabete tipo 2
- 6 dicas para aumentar os hormônios da felicidade
- Chocolate amargo pode reduzir o risco de hipertensão
- Descubra como o toque pode aliviar depressão e ansiedade
Não é necessário fazer exercícios intensos, mas sim estar presente e absorver o ambiente.
Diversos estudos comprovam que essa conexão com a natureza traz benefícios para a saúde. Pesquisadores da Universidade de Chiba, no Japão, descobriram que, após uma caminhada em meio à natureza, os participantes apresentaram uma redução de 12,4% nos níveis do hormônio do estresse e uma queda de 1,4% na pressão arterial.
A prática ajuda a reduzir o estresse, a aliviar os sintomas de ansiedade e a trazer mais tranquilidade. Isso acontece porque a conexão com a natureza promove uma pausa para o corpo e a mente, equilibrando as emoções.
Onde colocar o Shinrin-yoku em prática?
Não é preciso estar em uma floresta para aproveitar esses benefícios, sendo que qualquer ambiente ao ar livre e cercado de árvores é um local adequado, como parques, jardins ou até praças.
O importante mesmo é estar em contato com a natureza para o corpo e a mente recarregarem as energias.
O Shinrin-yoku, por fim, é uma prática eficaz para quem deseja melhorar a saúde e também prolongar a vida.