Você sabe tudo sobre os efeitos do álcool na gravidez?
Durante o período de gestação é sabido que o consumo de álcool e tabaco pode ser prejudicial à saúde do bebê. O álcool, por exemplo, pode, através da placenta, chegar até o feto e afetar o seu desenvolvimento.
Os efeitos do álcool na gravidez
O especialista conta que, apesar de ser sabido que o álcool pode ser prejudicial ao bebê, ainda não se conhece ao certo o quanto o consumo durante a gestação pode afetar o desenvolvimento do feto. “Por esse motivo, aconselha-se que mulheres grávidas não bebam nada de bebida alcoólica”, explica.
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
- 3 alimentos inesperados que podem afastar o risco de demência em 28%
- Insônia atrapalha o desempenho sexual? Veja o que dizem os especialistas
- Bebida alcoólica causa câncer? Veja a relação entre o consumo de álcool e o desenvolvimento de um tumor
Seguindo a ideia de restrição total, a Academia Americana de Pediatria (AAP) publicou recentemente um estudo no periódico científico Pediatrics. A pesquisa aponta que a ingestão de álcool na gravidez pode estar associada a problemas neurocognitivos e comportamentais da criança, além de diversas deformidades faciais.
“Essa e outras pesquisas mostram que o consumo regular de álcool afeta o bebê dentro do útero. O álcool da circulação sanguínea atravessa a placenta, indo para a circulação fetal”, esclarece Dr. Rogério.