Volta às aulas: 5 dicas para montar uma lancheira saudável
Lancheira saudável: “O consumo de frutas é importante porque contém vitaminas e minerais" destaca nutricionista
Com o final das férias escolares é importante ter atenção à alimentação dos pequenos. E elaborar uma lancheira saudável pode ser uma tarefa mais simples do que você imagina.
Com o dia a dia cada vez mais corrido fica difícil para os pais não recorrerem a alimentos prontos ou processados na hora de montar a lancheira das crianças.
Para ajuda-los nesta tarefa, a nutricionista Cintya Bassi dá dicas para transformar os lanchinhos escolares em opções saudáveis e nutritivas. “Uma dica muito importante é evitar repetições constantes de um alimento na mesma semana, para que a criança não enjoe facilmente”, diz a nutricionista.
- A fruta que pode proteger contra a infecção urinária naturalmente
- Coma essa fruta antes de dormir e veja a diferença na balança
- 6 frutas secas que ajudam a afastar o diabetes, segundo estudo
- 4 dicas práticas para controlar o colesterol alto
Cuidado com alimentos que necessitam de refrigeração, como iogurtes e frios, pois podem estragar se mantidos fora de temperatura. Para isso, uma lancheira térmica é mais adequada, já que normalmente esses alimentos representam a porção proteica que é importante na alimentação.
Cintya orienta incluir todos os dias uma fruta na lancheira, se possível, permitindo que a criança escolha qual ela deseja levar. “O consumo de frutas é importante porque contém vitaminas e minerais, e você pode estimular o consumo se elas forem picadas em formatos diferentes”.
Além disso, é válido colocar uma garrafinha de água na mochila e incentivar a criança a beber ao longo do dia. Água de coco e sucos naturais também podem fazer parte do lanche, segundo a nutricionista. “Os pais podem congelar os líquidos em forminhas de gelo um dia antes, pois assim estarão ainda geladinhos para o consumo”, recomenda. Ela alerta para os sucos de caixinha: “Opte pelos integrais, sem adição de açúcar e aditivos, facilmente encontrados nos mercados”.
Coloque também uma opção de carboidrato, “pães ou bisnaguinhas integrais, wrap, biscoitos integrais ou simples (sem recheio) e barras de cereais são boas opções para fornecer energia à criança”, explica. Como acompanhamento, a especialista sugere geleia de frutas, margarina, requeijão light, cream cheese e queijos tipo polenguinho.
Caso a criança consuma salgados na escola, a dica da nutricionista é que os pais ensinem seus filhos a dar preferência aos assados, como pão de queijo, esfihas e tortas. “Evite alimentos como pães brancos, salgadinhos, chocolates e refrigerante que desequilibram a dieta da criança. Combine com ela um dia da semana para levar um desses alimentos”, orienta a nutricionista do São Cristóvão.
Veja a seguir sugestões da nutricionista para o lanchinho das crianças.
Sugestão de Cardápio:
Dia 1: 3 bisnaguinhas integrais com cream cheese, 1 caixinha de achocolatado e 1 pera
Dia 2: 4 cookies integrais, 1 caixinha de suco de soja com sabor e 1 maçã
Dia 3: 2 torradas integrais com polenguinho, 3 ovinhos de codorna com azeite, 1 caixinha de água de coco e 1 banana
Dia 4: 1 barra de cereais, 2 cenouras baby, 1 iogurte e 1 goiaba picada.
Dia 5: 1 Muffin integral, suco natural ou integral de frutas e 1 potinho de melancia picada.