Sarau do Binho - encontro poético tradicional que reúne artistas, músicos, agitadores culturais, professores e demais pessoas envolvidas na cultura popular-, continua sua articulação de iniciativas mesmo com os entraves burocráticos que tiraram o evento de sua sede original, que era na rua Doutor Avelino Lemos Junior, número 60, no bairro Campo Limpo, zona sul.

Agora, a reunião poética ganhou itinerância por diferentes pontos da zona sul da capital paulista. Entre eles está o Espaço Clariô de Teatro, localizado na R: Santa Luzia 96 - Vila Santa Luzia, Taboão da Serra, que recebe a celebração sempre na 2ª segunda-feira de cada mês, às 21h. O sarau acontece também em outros dias e locais, você pode se informar antecipadamente sobre a agenda do sarau pelo site oficial do encontro.

Reportagem em quadrinhos feita por Alexandre De Maio e CarlosCarlos

 

Ao refletir sobre os respingos do evento na vida das pessoas que costumam comparecer, Binho diz que o microfone simboliza o ato de “colocar-se no mundo” e ressalta que um dos objetivos é inquietar os presentes para que estes despertem a sensibilidade que guardam dentro de si.

"Para mim, o Sarau do Binho é um momento para parar e refletir sobre como eu estou direcionando minha vida, as poesias me ajudam nesse norte", explica o vídeo-ativista CarlosCarlos, que costuma frequentar o espaço.

Além ser um braço estendido para todas as artes, o ambiente também se torna uma ponte para a emancipação da mente, e a poesia se torna o pano de fundo onde as pessoas acabam criando laços afetivos. “A poesia também pede uma ação, as pessoas entendem isso e começam a se articular no nosso espaço”, diz Binho, organizador do Sarau.

O Sarau além das segundas-feiras

O sarau transcende aos encontros semanais e possui marcos memoráveis em seus oito anos de existência. Iniciativas já levaram formatos do sarau à escolas públicas, bibliotecas, acampamentos entre outros ambientes do bairro Campo Limpo.

Os livros, se lidos com sensibilidade, vestem novos olhos ao ser humano e reconfiguram a existência. Dentro deste viés sobre o poder dos livros, Binho criou a Bicicloteca, em que uma bicicleta carrega conhecimento e cultura aos corações dos moradores do bairro.

Sarau do Binho

12 Nov
e
10 Dez

  • Seg 12/11
    • às 21:00
  • Seg 10/12
    • às 21:00

Sarau do Binho
Rua Santa Luzia, 96 - Espaço Clariô de Teatro Vila Santa Luzia - Sul Taboão da Serra - SP (11) 98022-6706
Catraca Livre
O sarau acontece também em outros dias e locais, você pode se informar antecipadamente sobre a agenda do sarau pelo site oficial do encontro( link no post acima).