Projeto Jogadeira segue ampliando a ocupação de espaços públicos em São Paulo

 

Depois do lançamento do primeiro ponto do projeto na Vila Madalena, agora é a vez dos moradores da Zona Leste terem uma Jogadeira para chamar de sua. A partir do dia 15 de maio, uma nova estação da Jogadeira, chega à rua Acapuzal, no bairro Ermelino Matarazzo. Em todos os domingos a partir desta data, das 10h às 13h, o local contará com estrutura física e acompanhamento especializado de recreadores a fim de incentivar a diversão por meio do esporte praticado em forma de jogos e brincadeiras.

As atividades gratuitas, voltadas a crianças de 6 a 12 anos, são realizadas ao ar livre e com o uso de mobiliários urbanos e equipamentos simples. As brincadeiras são acompanhadas por recreadores formados por curso promovido em parceria entre a ex-atleta Ana Moser e NESCAU® para os alunos de Educação Física e Pedagogia da UNICID no Tatuapé e contemplam futebol, vôlei, slackline, pingue-pongue, entre outras.

Por acreditar na importância do esporte para a formação de crianças e adolescentes, o projeto Jogadeira tem o objetivo  de incentivar a ocupação de espaços públicos para a prática de brincadeiras relacionadas ao esporte (Jogar + Brincadeira = Jogadeira), contribuindo para que as crianças insiram mais atividades físicas na sua rotina e resgatem a diversão por meio da prática esportiva.

Desenvolvido como uma tecnologia social replicável, a Jogadeira tem o desafio de estimular a comunidade a participar de forma ativa na utilização de espaços públicos, como as Ruas Abertas e Ruas de Lazer, de forma autônoma, criando no futuro suas próprias Jogadeiras. Diversos espaços serão equipados progressivamente ao longo dos próximos meses, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, estimulando a difusão de uma cultura de prática motora para promoção de um estilo de vida mais ativa para crianças.