10 atrações para conhecer em São Paulo a partir do metrô

O metrô paulistano conta com 6 linhas, totalizando 104,4 quilômetros de extensão

Fazer um roteiro turístico de metrô em São Paulo é uma ótima opção para quem quer conhecer a cidade de forma prática, segura e econômica. O metrô paulistano conta com 6 linhas, totalizando 104,4 quilômetros de extensão.

Por meio dos percursos subterrâneos, é possível conhecer importantes pontos da capital paulista, como o centro histórico, a Avenida Paulista e o Parque do Ibirapuera.

Além desses lugares, que dispensam apresentações, a cidade tem uma infinidade de outros atrativos que estão sempre se renovando e apresentando novidades para seus visitantes.

10 atrações para conhecer em São Paulo a partir do metrô

Bairro da Liberdade

Abrigando a maior comunidade japonesa fora do Japão, o bairro da Liberdade, no centro de São Paulo, é uma atração por si só. O lugar integra arquitetura, cultura e gastronomia tradicionais, além de uma infinidade de atrativos para todos os tipos de turistas.

Bairro da Liberdade é um pedacinho do oriente em SP
Créditos: iStock/@Photos Danny
Bairro da Liberdade é um pedacinho do oriente em SP

Alguns pontos imperdíveis na região são: Museu Histórico da Imigração Japonesa, Feirinha da Liberdade, Jardim Oriental, Viaduto Cidade de Osaka e Templo Busshinji. Assim como os autênticos restaurantes, cafés e empórios que oferecem delícias asiáticas – japonesas, chinesas, coreanas e tailandesas, principalmente.

Estação de metrô mais próxima: Japão-Liberdade (Linha 1-Azul)

Sampa Sky

O Sampa Sky, espaço localizado no 42º andar do Mirante do Vale, prédio mais alto da capital paulista, é um mirante com janelas de vidro que se estendem para fora da fachada do edifício, onde o visitante tem a sensação de flutuar sobre a cidade e pode conhecer novas vistas e horizontes.

Uma vista dessas, meu! Só no mirante Sampa Sky
Créditos: reprodução - @sampaskysp/Facebook
Uma vista dessas, meu! Só no mirante Sampa Sky

O ponto turístico tem espaço total de 700 m² e capacidade para receber até 400 pessoas simultaneamente. São dois decks de vidro retráteis: um voltado para a face sul (vista do Vale do Anhangabaú sobre o Viaduto Santa Ifigênia) e outro para a zona leste (sobre a Av. Prestes Maia).

Estação de metrô mais próxima: São Bento (Linha 1-Azul)

Japan House

Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles.

Jaoan House promove a aproximação do público brasileiro com o Japão
Créditos: Rogério Cassimiro/ Divulgação
Jaoan House promove a aproximação do público brasileiro com o Japão

Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki.

A instituição promove exposições e eventos que destacam arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte japonesas.

Estação de metrô mais próxima: Brigadeiro (Linha 2-Verde)

Pinacoteca

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século 19 até a contemporaneidade e em diálogo com as culturas do mundo.

Só o prédio da Pina é de cair o queixo e fazer qualquer um se apaixonar!
Créditos: iStock/@Alfribeiro
Só o prédio da Pina é de cair o queixo e fazer qualquer um se apaixonar!

Museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905 pelo governo de São Paulo, vem realizando mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais.

Em março, inaugurou também a Pina Contemporânea. Integrado aos edifícios já existentes, a Pina Luz e a Pina Estação, o terceiro prédio consagra o museu como o segundo maior da América Latina, com um total de 22.041 m².

O Museu da Imigração funciona na antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás
Créditos: Vanessa Canoso/Divulgação
O Museu da Imigração funciona na antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás

Luz (Linha 1-Azul/ 4–Amarela)

Museu da Imigração

O museu está sediado no edifício da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás – patrimônio público e importante ícone da história do estado e da cidade de São Paulo. O lugar visa promover uma reflexão sobre o processo migratório a partir da história das 2,5 milhões de pessoas, de mais de 70 nacionalidades, que passaram pelo prédio entre os anos de 1887 e 1978.

Além da exposição fixa, o Museu da Imigração realiza programação cultural que inclui uma série de atividades para diversos tipos de público, assim como a tradicional Festa do Imigrante.

Estação de metrô mais próxima: Bresser Mooca (Linha 3-Vermelha)

Casa Modernista

A Casa Modernista da Rua Santa Cruz, de autoria do arquiteto ucraniano Gregori Warchavchik, projetada em 1927 e construída em 1928, é considerada a primeira obra de arquitetura moderna implantada no Brasil. A construção causou grande impacto por não possuir o excesso de ornamentos comuns à época e marca o momento de transição das formas clássicas ao inovador.

Casa Modernista da Rua Santa Cruz foi projetada por Warchavchik em 1928
Créditos: Blogspot Holodeck (Assessoria MAM)
Casa Modernista da Rua Santa Cruz foi projetada por Warchavchik em 1928

Aberta visitação desde 2008, a casa oferece atividades e serviços educativos aos seus visitantes.

Estação de metrô mais próxima: Santa Cruz (Linha 1-Azul/ 5–Lilás)

Centro Cultural Banco do Brasil

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) está situado em um icônico prédio de 1901, bem no coração do centro histórico de São Paulo. Ali, além de admirar a arquitetura do edifício, é possível conferir exposições temporárias de arte e cultura.

Fachada do Centro Cultural Banco do Brasil no centro de SP
Créditos: Divulgação
Fachada do Centro Cultural Banco do Brasil no centro de SP

Além disso, há palestras e debates, sessões de cinema, apresentações musicais, de dança e teatro com entrada franca ou a preços simbólicos.

Estação de metrô mais próxima: São Bento (Linha 1-Azul)

Parque da Juventude

O Parque da Juventude foi construído para substituir o antigo Complexo Penitenciário Carandiru e deu um novo ar para a paisagem da zona norte de São Paulo. Com uma ampla área verde, instalações para práticas de esporte com 35 mil metros quadrados, áreas de lazer e entretenimento para pessoas de todas as idades, espaço canino e espaço aberto para shows e eventos.

Parque da Juventude, na zona norte de São Paulo, foi recentemente tombado
Créditos: Divulgação/GESP
Parque da Juventude, na zona norte de São Paulo, foi recentemente tombado

O parque ainda abriga a Biblioteca de São Paulo, com mais de 35 mil títulos, e o Acessa São Paulo, programa de inclusão digital do Governo do Estado.

Estação de metrô mais próxima: Carandiru (Linha 1-Azul)

Beco do Batman

O bairro da Vila Madalena é um dos mais populares entre moradores e visitantes de São Paulo que buscam a badalação de seus bares, restaurantes e bistrôs. Além disso, o lugar também abriga o famoso Beco do Batman, uma galeria ao ar livre com diversos grafites e murais coloridos.

O Beco do Batman é um dos lugares mais instagramáveis de SP!
Créditos: iStock/@Photos Dani
O Beco do Batman é um dos lugares mais instagramáveis de SP!

Totalmente instagramável e descolado, o local atrai não só os amantes de arte urbana, como também fotógrafos e turistas em busca do registro perfeito de sua passagem pela capital paulista.

Estação de metrô mais próxima: Vila Madalena (Linha 2-Verde)

Farol Santander

O Farol Santander fica no edifício Altino Arantes e é uma emblemática atração turística na região central de São Paulo. Com 70 anos, o edifício de 162 metros, que por um longo período foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul, é um ponto de referência para visitantes e turistas.

Vista do Farol Santander, cartão postal do Centro Histórico de São Paulo
Créditos: Divulgação
Vista do Farol Santander, cartão postal do Centro Histórico de São Paulo

O centro de cultura, lazer, gastronomia e empreendedorismo reúne exposições, mirantes e espaços gastronômicos, entre outros. O Farol Santander está dividido em quatro grupos de andares: Memória, Experiências, Exposições e Gastronomia.

Estação de metrô mais próxima: São Bento (Linha 1-Azul)

Que tal se hospedar na Liberdade?

Para uma experiência mais imersiva no bairro da Liberdade a dica é se hospedar no Nikkey Palace Hotel, que conta com 99 apartamentos distribuídos em três categorias (Standard, Bem-Estar e Suíte), todos equipados com ar-condicionado, TV a cabo e cofre –algumas unidades possuem banheira.

Interior de um dos quartos do Nikkey Palace Hotel, no bairro da Liberdade, em São Paulo
Créditos: Divulgação
Interior de um dos quartos do Nikkey Palace Hotel, no bairro da Liberdade, em São Paulo

Além disso, o hotel dispõe ainda de espaço para eventos, karaokê, spa e restaurante, que oferece completo bufê de gastronomia oriental –principalmente japonesa e chinesa– combinado a pratos brasileiros.

Destaque para a decoração tipicamente oriental, inclusive as Ozashiki (salas de tatame japonesas), são abertas a não-hóspedes e serve café da manhã, almoço e jantar.