10 cavernas brasileiras maravilhosas e como chegar até elas

No Brasil há 16.369 cavernas já catalogadas, de acordo com dados do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas

Por: Redação

O Brasil possui belezas naturais de tirar o fôlego. O país oferece opções de atrações, algumas bem visíveis, como praias e cachoeiras, já outras, estão debaixo da terra, mas nem por isso perdem o seu encanto.

Quem curte dias de descanso em meio à natureza, não pode deixar de conhecer as belezas das grutas espalhadas pelo país.

Conheça abaixo algumas cavernas e aproveite para colocá-las no roteiro de sua próxima viagem.

Gruta do Lago Azul (MS)

Daniel De Granville/Divulgação/MTur
Crédito: Daniel De Granville/MTurTuristas visitam a gruta do Lago Azul, que foi descoberta por um índio em 1924

Em Bonito, no Mato Grosso do Sul, você poderá conhecer a Gruta do Lago Azul, cujas águas azuis lembram o céu e deixam os visitantes fascinados. Em seu interior, há formações rochosas e também fósseis de animais pré-históricos, como a preguiça gigante.

Caverna do Diabo (SP)

caverna do Diabo
Crédito: Ricardo MartinelliInterior da caverna do Diabo

A Caverna do Diabo fica no município de Eldorado e é a maior do Estado de São Paulo. O local possui diversas escadas onde o visitante precisa de muito fôlego para se aventurar. Seu interior tem muitas estalactites e, segundo lendas locais, os desenhos formam o “rosto do diabo”.

Boqueirão da Pedra Furada (PI)

BOQUEIRAO DA PEDRA FURADA ILUMINADO
Crédito: Augusto Pessoa/Wikimedia CommonsTuristas observam as pinturas rupestres na caverna do Boqueirão da Pedra Furada

No Piauí, você pode conhecer, dentro do Parque Nacional da Serra da Capivara, o Boqueirão da Pedra Furada, que é uma caverna repleta de paredões de arenito cobertos por pinturas rupestres que ficam iluminadas à noite.

Caverna Aroe Jari (MT)

Caverna Aroe Jari
Crédito: Rafaella Zanol/Gcom-MTA trilha de 3,5 km proporciona ao visitante imagens belíssimas, com caminhada por mata nativa e cerrado, monumentos de pedra como a Ponte de Pedra e a Pedra do Equilíbrio

Popularmente conhecida como a Caverna do Francês, a Caverna Aroe Jari fica na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Ela é considerada a maior gruta de caverna do país, com 1.550 m de extensão.

Gruta de São Miguel (MS)

Grutas de São Miguel
Crédito: Divulgação/SMT-BonitoNas Grutas de São Miguel o visitante tem o diferencial de caminhar ao lado das formações de espeleotemas, com estalactites e estalagmites

A Gruta de São Miguel também é em Bonito, no Mato Grosso do Sul, e tem o interior desenhado por formações rochosas. Você poderá cruzar com inúmeros morcegos que lá se hospedam. Prepare-se também para percorrer uma trilha suspensa de 180 m no meio de uma mata virgem.

Abismo Anhumas (MS)

Abismo Anhumas
Crédito: Caio Vilela/Wikimedia CommonsAbismo Anhumas, em Bonito, no Mato Grosso do Sul

Também em Bonito você pode desfrutar das belezas do Abismo Anhumas, uma gigantesca caverna com um lago de águas cristalinas, ideal para a prática de mergulho. O local é perfeito para quem curte esportes radicais, pois para descer no abismo é preciso fazer uma longa descida de rapel.

Gruta do Talhado (SE)

Gruta do Talhado
Crédito: Legacy600/Wikimedia CommonsO local é ideal para banho e mergulho

Em Canindé do São Francisco, no Estado de Sergipe, além de curtir as belezas do rio São Francisco, você também pode conhecer o Cânion do Xingó. A gruta possui este nome por suas paredes serem tão bonitas que parecem ter sido talhadas à mão. O local é ideal para banho e mergulho.

Gruta da Pratinha (BA)

Gruta da Pratinha/BA
Crédito: Branco Pires/Divulgação/MTurÁguas cristalinas da Gruta da Pratinha é um convite ao mergulho

A Gruta da Pratinha é um belo cartão-postal da Chapada Diamantina, no Estado da Bahia. Para chegar a ela é preciso percorrer uma trilha ou ir de tirolesa. No interior da gruta, você pode mergulhar ou praticar flutuação nas suas águas cristalinas.

Gruta da Lapinha (MG)

Gruta da Lapinha
Crédito: Divulgação/PMLSA gruta fascina por sua beleza e pelo agradável toque de aventura; a visitação é de fácil acess

A Gruta da Lapinha está localizada em Minas Gerais, mais precisamente na Lagoa Santa. Possui 511 m de extensão e 40m de profundidade. Para acessá-la, é necessário percorrer uma trilha de cerca de 30 minutos. Seu interior possui diversos salões separados por colunas e estalactites de formas diversas.

Gruta do Maquiné (MG)

Gruta de Maquiné - Cordisburgo
Crédito: Thiago Tiganá/Wikimedia CommonsInterior da Gruta de Maquiné, na cidade de Cordisburgo

Em Cordisburgo, cidade de Minas Gerais, você pode desfrutar das maravilhas da Gruta do Maquiné. O local é considerado como uma das mais belas grutas de todo o Brasil, devido ao formato de suas rochas. São 650 m de extensão e sete galerias, acessadas por passarelas.