10 museus imperdíveis para visitar em São Paulo
Os museus paulistas que oferecem atividades que vão muito além de seus acervos
Com viagem marcada para São Paulo? Além da gastronomia, a capital paulista oferece uma infinidade de museus que oferecem experiências educativas envolventes para estudantes e entusiastas.
Com ajuda do pessoal da Wowtickets.com, listamos dez museus imperdíveis em São Paulo, que oferecem uma viagem fascinante pela história, arte e ciência.
10 museus imperdíveis para visitar em São Paulo
Museu de Arte de São Paulo (MASP)
Localizado na avenida Paulista, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) é um dos mais importantes museus do hemisfério Sul e um dos principais cartões-postais da cidade. Está na lista das dez atrações turísticas mais visitadas de São Paulo.
- Ichkabal: um novo motivo deslumbrante para visitar a Riviera Maya, no México
- Entenda como usar meditação no combate a pressão alta
- Barcelona x Atlético de Madrid: aproveite a odd 2.75 para Raphinha marcar
- 8 sintomas de Parkinson que todo mundo deveria conhecer
Possui um acervo de cerca de oito mil peças, entre elas obras de grandes nomes da pintura nacional (Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Almeida Junior) e internacional (Rafael, Mantegna, Renoir, Monet, Cèzanne, Picasso, Van Gogh e Chagall).
Museu da Língua Portuguesa
No coração de São Paulo, na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa proporciona uma viagem sensorial e subjetiva pela língua portuguesa, a sexta língua mais falada no mundo, guiada por palavras, autores e estrelas do Brasil.
Museu do Futebol
O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) foi inaugurado no dia 27 de abril de 1940. Mas, desde de 2008 abriga o Museu do Futebol. Sua arquitetura se destaca por integrar os espaços: o teto é a própria arquibancada, uma passarela liga os lados leste e oeste do prédio e permite uma bela visão da Praça Charles Miller.
Três eixos norteiam o passeio pelo museu: Emoção, História e Diversão. O visitante começa o percurso no saguão de entrada. Depois de torcer, é hora de se sentir entre os ídolos.
Pinacoteca
A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais importantes museus de arte do Brasil. Ocupa um edifício construído em 1900, no Jardim da Luz, centro de São Paulo, projetado por Ramos de Azevedo para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios.
É o mais antigo museu de arte de São Paulo, fundado em 1905 e regulamentado como museu público estadual desde 1911. A Pinacoteca abriga um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira, com mais de dez mil peças que abrangem a história da pintura brasileira dos séculos 19 e 20.
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM)
Mais conhecido como MAM, tem função mista de museu e centro cultural. Lá é possível frequentar exposições temporárias, visitar o restaurante com vista para o parque, a loja de lembranças, o ateliê, a biblioteca com mais de 60 mil volumes, o auditório, ou ainda um dos muitos cursos ligados à sua proposta como história da arte, fotografia, desenho, pintura, teatro e figurino.
Seu acervo permanente tem mais de 5,5 mil peças das quais, curiosamente, a maioria é contemporânea pós-1945, em vez de moderna –do século 19 a metade do século 20– como o nome do museu poderia sugerir.
Museu da Imagem e do Som (MIS)
Desde a sua fundação, em 29 de maio de 1970, o MIS coleta, registra e preserva os sons e imagens mais representativos da arte e cultura brasileiras.
Seu acervo é uma mistura do que há de mais relevante em obras de cinema, vídeos, fotos e músicas com documentação histórica, seja de legados artísticos ou tradição oral.
Casa das Rosas
A Casa das Rosas é um espaço dedicado às mais diversas manifestações culturais, com enfoque em poesia e literatura.
No local, a liberdade artística se materializa em saraus, recitais, lançamentos de livros, peças de teatro, cursos preparatórios, exposições e outros formatos que privilegiem a difusão da poesia e da arte em geral.
Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira (MCB) é dedicado à temática da morada brasileira. A partir dos pilares da arquitetura e do designer, o espaço se tornou referência nacional e internacional.
Além das mostras temporárias, a instituição oferece duas de longa duração: Coleção MCB, com móveis e objetos representativos da casa brasileira desde o século 18 e A Casa e a Cidade – Coleção Crespi Prado, que mostra o antigo uso residencial do museu, a partir da trajetória dos moradores originais, como o casal Renata Crespi e Fábio Prado. Infelizmente o museu fica no endereço atual até 30 de abril.
Catavento
Inaugurado em 2009, no antigo prédio do Palácio das Indústrias, o Catavento Cultural e Educacional possui mais de oito mil metros quadrados, nos quais estão dispersas, aproximadamente, 250 atrações que prometem entreter crianças, jovens e adultos de todos os gostos.
O local tem como objetivo apresentar para crianças e adolescentes, assim como para adultos, conhecimentos científicos e culturais transmitidos de forma lúdica, por meio de exposições e outros ambientes interativos.