12 lugares no Chile para visitar na Semana Santa
No ano passado, 589 mil brasileiros viajaram para o Chile
O feriado da Páscoa é o momento ideal para descobrir um dos países com maior diversidade de destinos do planeta: o Chile.
Por isso, selecionamos 12 lugares que podem ser descobertos durante a Semana Santa.
San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama é um dos principais destinos turísticos do país. Um roteiro de 4 ou 5 dias pode ser ideal para conhecer as cores maravilhosas do deserto mais seco do mundo e fazer os passeios imperdíveis.
- Ecoturismo na Argentina: confira as melhores dicas e aproveite paisagens incríveis
- Viaje pelo Nordeste: 5 lugares que parecem de cinema e nem todo mundo conhece
- Como melhorar a memória naturalmente com exercícios físicos
- Saiba agora por que você precisa conhecer a Chapada Diamantina
Da cidade rústica e aconchegante, caracterizada pelas ruas de terra batida e estrutura hoteleira para todos os bolsos, saem os tours para lugares que vão te fazer sentir em outro planeta: os rochedos e as dunas vermelhas do Vale da Lua e Vale da Morte, as Lagunas Altiplânicas, os gêiseres do Tatio, os salares… a lista vai longe.
Completam os motivos para você visitar o Atacama na Páscoa o fato de ser em Abril, quando o clima não é nem tão quente, nem tão frio, situação perfeita para aproveitar cada uma das belezas naturais do destino sem preocupação.
Caldera e Bahía Inglesa
Abril é o período ideal também para visitar balneários chilenos como a Bahía Inglesa. Por ser baixa temporada, as belas praias do local ficam quase desertas, e as areias brancas banhadas por um mar azul-turquesa são irresistíveis. Não só sua beleza, mas também a vasta quantidade de atividades que a Bahia Inglesa oferece é um dos motivos que atrai os turistas. Além dos passeios de barco para a ilha El Morro é possível fazer caiaque, windsurf, flyboard, surf e mergulho.
O charme da cidade de Caldera, onde fica o balneário, está na característica peculiar de se encontrar exatamente entre o oceano Pacífico e o deserto do Atacama, possibilitando um mix exótico de paisagens e experiências.
La Serena e Coquimbo
Cinema, música e artesanato fazem parte das alternativas oferecidas pela apelidada “cidade das igrejas” durante a Semana Santa. La Serena, a segunda cidade mais antiga do Chile, tem uma bela arquitetura e um litoral sublime e extenso, coroado por 29 igrejas católicas –perfeito para o turismo religioso.
A grande oferta cultural é liderada por três lugares emblemáticos: o Centro Cultural Santa Inés, o Teatro Municipal e a Praça Santo Domingo, que abrem suas portas durante todo o fim de semana para receber famílias e turistas interessados em conhecer melhor as tradições de um dos lugares mais carismáticos do Chile.
Vizinho de La Serena, a cidade de Coquimbo ostenta a altíssima e imponente Cruz do Terceiro Milênio. Conhecer os belos campanários (torres com sinos) da cidade, visitar as feiras locais, provar a culinária baseada em frutos do mar e descobrir os mistérios do universo em um dos observatórios astronômicos do Coquimbo (também conhecida como a “região estrelar” por seu céu límpido, perfeito para ver as estrelas) são algumas das atrações imperdíveis no destino.
Viña Del Mar e Valparaíso
Depois da agitação do verão, Viña del Mar e Valparaíso podem ser ótimas pedidas para um fim de semana prolongado. Os destinos de praia, há menos de uma hora de Santiago, apresentam uma vida noturna interessante, mas sem a agitação e grandes filas da alta temporada.
Valparaíso parece um anfiteatro, tendo a baía e o Pacífico no horizonte como palco. A beleza do porto, as cores de suas colinas e até as centenas de barcos que circundam pela sua costa fazem da cidade uma parada obrigatória na zona central do Chile. Ganha destaque também a área urbana de Valparaíso, que é praticamente um museu ao ar livre: os turistas sobem e descem sua encosta apreciando os grafites e pinturas que enfeitam boa parte das estruturas da cidade.
Já Viña del Mar é o local onde os mais religiosos vão querer estar na sexta-feira santa. Neste dia é realizado um ritual singular, que ocupa toda a sua praia principal: o Caminho da Cruz, que, mais do que uma celebração religiosa, é um belo espetáculo que reúne os moradores e visitantes do destino. Nele, todas as luzes da cidade são desligadas, e a praia fica repleta de velas acesas, carregadas por fiéis que seguem a procissão e criam um cenário luminoso único.
Santa Cruz e Colchagua
O Vale de Colchagua, com seus belos e quilométricos vinhedos, é outro lugar no Chile que vale a pena visitar durante a Semana Santa. Com vistas panorâmicas que mesclam a serra e o mar, a rota do vinho oferece tours variados, entre passeios e degustações –principalmente no mês de abril, época em que acontecem as colheitas no país.
A gastronomia, as belas paisagens e os deliciosos vinhos são os protagonistas do Vale. Acrescenta-se a isso os ótimos hotéis boutique da região, tornando este o destino perfeito.
Santa Cruz é outra excelente alternativa para entrar no mundo do vinho, além de contar com uma ampla gama de serviços turísticos e atividades culturais – museus, exposições e passeios astronômicos são alguns deles. Além da grande variedade de degustações de vinhos de diferentes uvas, o destino conta com roteiros pelas adegas, passeios a cavalo pelos vinhedos e até piqueniques ao ar livre durante o pôr do sol.
Puerto Varas e Frutillar
Os cumes cobertos de neve do vulcão Osorno e Calbuco ficam no horizonte da pitoresca cidade de Puerto Varas e do espetacular lago Llanquihue. O melhor a fazer é percorrer o destino de ponta a ponta, descobrindo suas casas de arquitetura alemã e seus modernos bairros residenciais com belos jardins. Vale visitar ainda a imponente e colorida igreja do Sagrado Coração de Jesus.
Aproveite para conhecer Frutillar, conhecida como “A Cidade das Rosas” por causa do grande número de flores que adornam suas ruas. Beirando o Lago Llanquihue, a encantadora aldeia de origens também alemãs oferece passeios em torno de suas casas coloniais e tours para conhecer deliciosos doces típicos, como o kuchen e bolos de mil folhas.
Para fechar com chave de ouro, uma boa opção é assistir aos concertos no Teatro del Lago de Frutillas, uma construção às margens do lago que se tornou o epicentro cultural da região.
Chiloé
A neblina matinal de Chiloé permite que seus visitantes sintam a singularidade da ilha. A arquitetura típica deste destino é uma das melhores atrações: azulejos, palafitas e igrejas de madeira projetam uma paisagem única.
Chiloé propõe uma riqueza espiritual cheia de magia e mitologia, que podem ser fundidas com as tradições religiosas celebradas na Semana Santa. A paisagem verde convida a explorar a ilha a pé, em passeios pelas ruas e vegetação exótica. Seja floresta ou praia, pode-se encontrar tudo por lá. Completam as opções do local esportes como trekking e caiaque e atividades como a observação de flora e fauna – todos podem ser praticados no Parque Nacional de Chiloé, com uma incrível vista do Oceano Pacífico.
Para algo mais romântico, a opção é a caminhada pelas colinas de Chiloé até a mítica Ponte das Almas. Como toque final para a visita, os prazeres de uma boa refeição com o tradicional curanto chilote, uma mistura perfeita de frutos do mar e vegetais.