Conheça a mega trilha que conecta 17 parques nacionais no Chile

A rota dos Parques Nacionais da Patagônia chilena é uma atração imperdível no fim do mundo

Por: Redação

O Chile ganhou no ano passada uma mega trilha de 2,8 mil km de extensão que interliga 17 parques nacionais do sul do país.

Ruta de los Parques de la Patagonia começa em Puerto Montt, na região de Los Lagos, e termina no Cabo de Hornos, na Província da Antártica Chilena, no extremo sul do país, integrando a Estrada Austral, junto com os Canais Patagônicos e a Rota do Fim do Mundo.

Torres del Paine
Crédito: Divulgação/ChileTravelO Parque Nacional Torres del Paine é um dos 17 que compõe a Ruta de los Parques de la Patagonia

A mega trilha passa por um dos cenários mais espetaculares do mundo, emolduradas pelos Andes, florestas temperadas, lagos, vulcões, cortando 24 ecossistemas diferentes e 60 comunidades.

A rota fica em uma área de 11.5 milhões de hectares protegidos, onde habitam 140 espécies de aves e 46 espécies de mamíferos.

Parque Nacional Cerro Castillo
Crédito: Divulgação/ChileTravelEstrada próxima ao parque Nacional Cerro Castillo, em Coyhaique

No caminho estão parques famosos como o Torres del Paine, Corcovado e Laguna San Rafael.

A Ruta de los Parques de la Patagonia foi idealizada pela Tompkins Conservation, fundação com foco em conservação ambiental e que teve como criador o norte-americano Douglas Tompkins, dono marca de artigos esportivos para neve North Face e que morreu em um acidente de caiaque no Chile, em 2015.