15 comidas típicas da Rússia
Vai pra Russia na Copa do Mundo e não sabe o que comer? Aqui tem uma lista com 15 sugestões de comidas típicas do país, pra você não passar vergonha na hora de chamar o garçom, e ainda provar muitas delícias do país…
1. Borscht
Comecemos pelo prato símbolo da gastronomia russa! A borscht é uma sopa de beterraba e tomate, originária da Ucrânia, mas muito popular no país. É servida quente e tem uma cor linda, por causa dos dois ingredientes principais… Também leva ingredientes como cogumelos, carne, batata, couve e até feijão.
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
- Como identificar os sinais do câncer de pâncreas no início
2. Smetana
Uma creme de leite azedo, facílimo de achar pois é acompanhamento de muitos pratos… Uma delícia!
3. Frango à Kiev
O nome pode ser da capital da Ucrânia, mas o prato foi inventado em Moscou… Há quem diga que ele foi criado na França, levado ao país para deleite da Imperatriz Elizabeth que amava a gastronomia francesa. É muito gostoso e consiste em frango empanado, frito e recheado com uma manteiga temperada com alho e ervas. Pode ter também outros recheios, o céu é o limite!
4. Arenque sob casaco de pele
Uma salada extravagante no visual e no sabor. Consiste em camadas de vegetais, como batata e cenoura, misturados com arenque e maionese, que depois são cobertos por uma camada final de beterraba (que seria o tal caso de pele) … É a salada número um dos russos, especialmente em datas comemorativas, e dizem que é um ótimo acompanhamento para vodca.
5. Solyanka
Essa outra sopa famosa pode ser feita com carne e peixe, mas também tem a sua versão vegetariana que é feita com cogumelos. É bem picante e inclui na sua receita vegetais como repolho, pepinos, batata, endro e, é claro, smetana.
6. Stroganov
O próprio nome já entrega o prato, é a versão russa (e a original) do nosso querido strogonoff. Lá o creme usado para dar corpo ao molho vermelho com cubos de carne é a smetana. Sobre os acompanhamentos, na Rússia ele é servido com purê de batatas, mas alguns locais trocam por batata frita.
7. Shashlyk
São espetinhos de carne, a mais comum é cordeiro, acompanhados de vegetais (pimentão, cebola, tomate) e assados na brasa. Pode ser servido com molho de romã e pedaços de pão, e é muito comum nas refeições durante o verão…. Bem ao estilo do nosso churrascão com amigos e família!
8. Kholodets
A aparência pode ser estranha pra nós, o prato parece (e é) uma gelatina de carne! Servida em diversos formatos, é muito comum em tradicionais nas festas de fim de ano.
9. Blini
Uma panquequinha típica do país, que pode ter recheios doces ou salgados. Os recheios doces podem ser diferentes tipos de geléia e mel. Os salgados são cogumelos, carne, repolho, caviar (super tradicional) e salmão defumado. Diz-se que os crespes franceses surgiram desta receita!
Cada família tem uma receita própria, e o prato está presente nas mesas das famílias russas desde a Idade Média.
10. Golubtsi
São vegetais recheados com carne moída temperada e arroz, a preparação mais tradicional é feita com folhas de couve cozidas que ficam parecidos com charutos, mas também pode ser feito com pimentões.
11. Pirozhki
É muito parecido com um pastel assado, de massa amanteigada. Pode ter recheios tanto salgados como carnes e queijo, ou doces, como o de maçã que é super tradicional.
12. Draniki
Uma panqueca de batata ralada e cebola que tem suas origens na Bielorrússia, mas facilmente encontrada em outros países do Leste Europeu, servida com smetana.
13. Salada Olivier
Outro prato russo que é muito famoso aqui no Brasil, chamado por nós de Salada Russa. Ele foi inventado pelo chef Lucien Olivier, daí o nome, no século 19 e nada mais é do que uma salada de batata incrementada com outros vegetais como cenoura, ervilha, pepino em conserva, ovo, cebola e, é claro, maionese!
14. Pelmeni
Uma massinha recheada com carne moída de gado e de porco, similar ao capeletti, raviolli ou aos pierogis poloneses. Pode ser servido em sopas, assim como as outras massas, apenas acompanhado de smetana ou salteado na manteiga. Também tem as versões vegetarianas com queijo e cogumelos… Todas maravilhosas!
15. Okroshka
O último prato é perfeito para o verão, a okroshka é uma sopa fria, super leve e saudável. Na sua receita são usados diversos vegetais como pepinos, batatas, cebolas e também proteínas como ovos e carnes… Para um toque mais sofisticado, eles adicionam o kvass, bebida alcoólica tradicional feita de pão.
Por Vanessa Kern, do blog Viagem & Rango