1º museu a céu aberto da América Latina completa 25 anos

Museo Abierto de Artes Visuales, em San Gregório de Polanco, no Uruguai, abriga mais de 100 obras

13/08/2018 13:06 / Atualizado em 05/05/2020 11:17

Um dos mais importantes museus ao ar livre da América-Latina, o Museo Abierto de Artes Visuales (Museu Aberto de Artes Visuais), localizado em San Gregório de Polanco, no norte do Uruguai, completa 25 anos em 2018.

Para comemorar a data, a cidade às margens do rio Negro, no departamento de Tacuarembó, ganhou novas esculturas, modernização da sinalização das obras, novo roteiro de  walking tour, entre outras atividades.

Uma das obras do Museo Abierto de Artes Visuales, em San Gregório de Polanco, o 1º museu a céu aberto da América Latina
Uma das obras do Museo Abierto de Artes Visuales, em San Gregório de Polanco, o 1º museu a céu aberto da América Latina - Serrana Díaz/Uruguay Natural

São mais de 100 obras espalhadas pela cidade de San Gregório de Polanco, que vão desde murais nas paredes das casas a esculturas.

Os estilos e os temas das obras são bem variados e estão associados com a história da cidade, dos seus habitantes e com a do país em geral, já que se encontram pinturas em vários lugares sobre o artista internacional Carlos Gardel.

San Gregório de Polanco, fica a 360 km da capital Montevidéu
San Gregório de Polanco, fica a 360 km da capital Montevidéu - Patricia Rabosto/Uruguay Natural

Esculturas

A partir de 1997, além das pinturas, foram incorporadas esculturas por todo departamento. Este ano, San Gregório de Polanco ganhou mais uma grande arte. Uma escultura metálica, assinada pelo renomado escultor uruguaio Octavio Podestá, compõem a vista do Parque de Esculturas do balneário.

Desde 1997, o museu é declarado de interesse nacional e recebe artistas nacionais e internacionais que, ao visitar o local, deixam sua marca artística.