20 coisas que você precisa saber antes de visitar o Vietnã
Um país incrível e um destino cada vez mais procurado
Um país incrível e um destino cada vez mais procurado entre turistas do mundo todo. Entre as muitas belezas naturais, o Vietnã ainda é lembrado no imaginário ocidental por suas guerras, e pouco se sabe sobre o quanto esse exótico lugar tem a oferecer.
Com tantas diferenças culturais, quem pretende visitar o Vietnã e quer saber como lidar com o trânsito frenético e costumes locais, precisa conferir essa lista com dicas do que saber antes de aterrissar no país. Um lugar que ficará gravado na memória de qualquer viajante para sempre.
1 – Não existem vôos diretos do Brasil. Air France e Qatar Airways são as companhias com conexões mais utilizadas. Se a opção for pela Europa ou Oceania, as possibilidades se ampliam.
- Valle del Elqui: o paraíso chileno ensolarado que une natureza, vinhos e astroturismo
- Microsoft abre curso gratuito para mulheres; saiba como se inscrever
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
2 – A culinária vietnamita é rica e variada e, tanto os restaurantes como as barracas de rua são uma delícia. Você precisa provar o Phò, Bún chả e Bún bò Huế.
3 – Aliás, aprenda a falar o nome do prato mais conhecido no país. O Phò, um tipo de sopa, é pronunciado algo como “fãh”.
VEJA O PASSO A PASSO PARA PEDIR OU RENOVAR O PASSAPORTE
5 – Ainda com relação à comida, vale ressaltar que vegetarianos são muito bem vindos no país. Quase todos os restaurantes possuem uma parte do menu especialmente destinada para quem segue essa dieta.
6 – A temperatura varia muito entre as montanhas e o litoral, o norte e o sul. Para curtir as praias, a melhor época é entre maio e agosto e, de dezembro a março, faz frio no norte do país.
7 – Hanói e Ho Chi Minh City (antiga Saigon) são metrópoles vibrantes. Halong Bay (patrimônio da Unesco) e Sapa seguem a linha mais natureza e turismo de aventura. Já Nha Trang é o balneário mais badalado e as cidades imperiais de Hoi An e Hue são imperdíveis.
8 – A moeda é o dong e caixas eletrônicos são facilmente encontrados, mas a maioria dos estabelecimentos aceita apenas dinheiro em espécie. Vale lembrar que os muitos zeros nas notas de dong confundem na hora de pagar a conta. Fique atento.
9 – Quanto ao visto, é preciso se programar e tirar com antecedência. É uma etapa muito fácil e pode ser feita de duas formas: na embaixada do Vietnã ou e-visa, no qual você encaminha um pedido de visto online, recebe uma carta de aprovação e finaliza o processo quando chegar no aeroporto.
10 – O Vietnã é um dos destinos mais baratos do mundo, ou seja, é um ótimo lugar para você ficar em uma acomodação de primeira pelo mesmo preço que você costuma pagar por um hostel bem barato na maioria dos lugares.
12 – Quando cruzar as ruas, vá com calma e sempre em frente. Não recue. Exige toda uma técnica e em alguns dias você se habitua.
13 – Beba muita água para se manter hidratado durante o dia e, tenha certeza de comprar uma garrafa lacrada. A água da torneira não é recomendada.
14 – Visitar templos e pagodas requer se vestir de forma adequada. Bermudas ou saias abaixo do joelho e ombros cobertos para mulheres são regras básicas.
15 – As pessoas são extremamente simpáticas e podem até pedir para tirar uma foto com você, como aconteceu com a gente.
16 – Pechinche. O primeiro preço nunca é o final.
17 – É uma prática comum os hotéis ou hostels ficarem com o seu passaporte durante sua estadia.
18 – O Vietnã é maior do que você imagina. Reserve algumas semanas para ver tudo.
19 – Os meios de transportes são bem diferentes do que somos acostumados: ônibus com cama, tocando DVD’s com músicas locais em alto volume e buzinas o tempo todo durante o trajeto. E você precisa tirar os sapatos na maioria deles.
20 – O Vietnã é um país socialista. Possui um modelo único e quase todas as barreiras econômicas já foram vencidas, inclusive com os Estados Unidos. É o maior crescimento econômico do Sudeste Asiático.