Passo a passo para tirar ou renovar o passaporte

Documento tem validade de dez anos; emissão custa R$ 257,25

Por: Redação

Vai fazer uma viagem internacional? Então, antes de comprar as passagens aéreas e reservar o hotel, é preciso verificar se o seu passaporte está em dia. Se estiver vencido, é preciso renová-lo.

O documento é obrigatório nas viagens internacionais, com exceção dos países do Mercosul (onde impossível viajar apenas com o RG).

O passaporte é obrigatório nas viagens internacionais, com exceção dos países do Mercosul
Créditos: cokada/iStock
O passaporte é obrigatório nas viagens internacionais, com exceção dos países do Mercosul

O passaporte comum tem validade de dez anos e sua emissão custa R$ 257,25. O documento fica pronto em seis dias úteis ​depois da pessoa ter comparecido a um posto da Polícia Federal para o recolhimento de foto, digitais e assinatura.

Está precisando tirar ou renovar o passaporte?

Confira abaixo um passo a passo para emitir o documento.

1º- Entrar no site da Polícia Federal (www.pf.gov.br) e clicar na aba “Requerer Passaporte

2º – Preencha o formulário com seus dados, ao final digite o código de segurança e clique em confirmar. Serão exibidos três botões, inicialmente clique em “gerar protocolo”, depois “gerar GRU” (Guia de Recolhimento da União) e finalmente em “fechar”;

3º – Após a inclusão dos dados será emitida a GRU. O boleto deve ser pago, respeitando sua data de vencimento. A taxa de concessão do passaporte comum (azul), é de R$ 257,25;

4º – Espere a compensação do pagamento da GRU (que pode ocorrer em 2 a 3 dias) para agendar (via internet) o atendimento presencial em um dos postos da PF que emitem passaporte;

Passo a passo para tirar ou renovar o passaporte
Créditos: iStock
Passo a passo para tirar ou renovar o passaporte

5º- Compareça ao local no dia e horário agendados, com a documentação exigida (veja abaixo), o boleto GRU e os comprovantes do pagamento e do agendamento. Somente menores de 3 anos devem levar fotografia. Para todos os outros, a fotografia e as digitais são coletadas no momento do atendimento; No caso de renovação é obrigatório levar o documento vencido;

6º – Na data estipulada, vá até o posto da PF para retirar o passaporte. O documento será entregue pessoalmente a seu titular, no horário e local indicados no dia da solicitação, mediante apresentação de documento de identidade, conferência da impressão digital e assinatura do documento, que é válido por 10 anos.

Documentos exigidos

  • RG ou CNH (acompanhada de outro documento original que comprove local de nascimento), carteira de trabalho ou carteira de identidade expedida por órgão fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por lei;
  • No caso de menor 12 anos, RG ou Certidão de Nascimento;
  •  CPF;
  • Ter votado na última eleição, quando obrigatório, justificado, ou pago a multa respectiva;
  • Passaporte anterior válido, se houver;
  • Se homem, estar quite com o serviço militar obrigatório;
  • Para os naturalizados, certificado de naturalização.
  • Para menores de 18 anos, autorização para emissão de passaporte, a não ser que o menor seja emancipado e comprove sua emancipação. Além da autorização, menor e quem estiver lhe acompanhando devem apresentar documento de identificação;
  • Fotografia facial recente no caso de solicitante menor de 5 anos. A criança deve comparecer ao atendimento e a fotografia deve ser colorida, tamanho 5×7, sem data e de fundo branco;
  • Solicitante que já teve alguma alteração no nome: Certidão que demonstre todos os nomes anteriores e atual, na solicitação do primeiro passaporte, ou que demonstre todos os nomes adotados após a emissão do último passaporte;
  • Indígena NÃO integrado: Autorização da Funai é necessária ao indígena não integrado, que deverá ser acompanhado de representante da Funai. Nos casos em que o indígena, apesar de integrado, não possui algum dos documentos obrigatórios, a autorização também será aceita – como substituição ao documento faltante, desde que o indígena também se encontre acompanhado por representante da Funai.

Para cumprir as exigências sanitárias de cada localidade por conta da covid-19, pode haver restrições no funcionamento das unidades. Em caso de dúvida, visite a página das Unidades de Atendimento antes de iniciar a solicitação.