3 lugares imperdíveis para conhecer na Patagônia argentina
A Patagônia representa a natureza em um de seus estados mais imaculados e solitários, uma terra de contrastes no fim do mundo. É provavelmente a combinação de opostos, o atraente e o inacessível, que atrai o interesse e a curiosidade de tantas pessoas.

Ocupando quase um terço de todo o território da Argentina, pode ser subdividido geograficamente em Patagônia Atlântica e Patagônia Andina. O primeiro é conhecido pela riqueza de sua fauna, enquanto o segundo tem como clímax os picos nevados e as geleiras dos Andes. Entre eles, uma Patagônia deserta, invariavelmente com uma estrada reta no meio do nada.
Confira abaixo três lugares imperdíveis para visitar nesta incrível região da Argentina:
Ushuaia
Ushuaia, também conhecida como “Fim do Mundo”, é um porto de chegada ou saída de viagens marítimas entre a Argentina e o Chile. Aí está localizado o seu monumento histórico conhecido como Farol “Les Éclaireurs” que outrora iluminava a viagem dos marinheiros que navegavam por estas águas. É “a imagem de Ushuaia”.

A região permite vivenciar diversos roteiros, desde passeios ao ar livre na cidade, como trilhas e passeios por parques nacionais, passeios de catamarã no Canal de Beagle, esqui nas montanhas de Cerro Castor e até uma inesquecível viagem de trem.
Um lugar ideal para se desconectar da rotina e explorar a história e os segredos da Terra do Fogo é sem dúvida La Estancia Harberton, declarada em 1999 como Monumento Histórico Nacional. Mesmo de lá, você pode fazer visitas guiadas ao centro histórico e ao Museu Acatushún ou dar uma caminhada pela península de Harberton.
/catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2021/02/faro-les-eclaireurs-en-ushuaia-provincia-tierra-del-fuego-argentina-scaled-910x512.jpg)
/catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2021/02/laguna-esmeralda-en-ushuaia-provincia-tierra-del-fuego-argentina-scaled-910x511.jpg)
/catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2021/02/ushuaia-provincia-de-tierra-del-fuego-argentina-910x512.jpg)
Se falamos de “pratos típicos” pode desfrutar de deliciosos pratos como caranguejo-aranha, pescada negra e cordeiro, além de saborear uma variedade de cervejas artesanais e desfrutar de um rico chocolate na tradicional Taberna del Viejo Lobo adornada com figuras do emblemático artista Fernando Pugliese.
#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?
Bariloche
San Carlos de Bariloche, mais conhecido como Bariloche, é um destino ideal para desfrutar com a família.

Localizada no sudoeste da Argentina, no coração da região dos lagos do país, Bariloche fica às margens do lago Nahuel Huapi e seu parque nacional, que oferece emocionantes atividades ao ar livre para os viajantes, bem como uma bela cidade de estilo suíço, repleta de lojas de chocolate e boutiques.
/catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2021/02/san-carlos-de-bariloche-provincia-de-rio-negro-argentina-2-910x1138.jpg)
/catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2021/02/san-carlos-de-bariloche-provincia-de-rio-negro-argentina-3-910x512.jpg)
/catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2021/02/san-carlos-de-bariloche-provincia-de-rio-negro-argentina-4-910x512.jpg)
/catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2021/02/san-carlos-de-bariloche-provincia-de-rio-negro-argentina-1-910x1138.jpg)
Os hotéis e cabanas da região são verdadeiros convites ao charme e ao estilo, sendo muito apreciados por quem aprecia um bom vinho em frente a uma acolhedora lareira. Um destino de inverno renomado que você não pode perder é a estância La Fragua, localizada a 30 km de Bariloche. Este local é ideal para toda a família, onde podem cavalgar e desfrutar da fauna e flora típicas do local.
Outra opção é o refúgio Bergohf que o convida a descobrir o coração das florestas e viver uma experiência única com passeios noturnos, jantares e shows ao ar livre em meio à natureza.
Além disso, é impossível não desfrutar de um bom chocolate quente na “Capital Nacional do Chocolate”. Entre algumas das lojas de chocolate mais conhecidas, recomendamos uma visita a: Mamuschka, El Turista, Rapanui e Abuela Goya.
El Calafate
Outro dos destinos mais recomendados para se visitar é o Parque Nacional Los Glaciares, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a cerca de 80 km de El Calafate, onde se pode visitar o Glaciar Perito Moreno, considerado uma das grandes maravilhas da Patagônia.

Sua superfície é de 250 km2 e é uma das poucas que ainda avança cerca de 100 metros por ano. O movimento faz com que os blocos de gelo que caem no Lago Argentino se soltem. A paisagem infinita, o vento, o frio e o barulho fazem parte de uma experiência impressionante. Geralmente, esse é o destino mais visitado pelos brasileiros durante o verão.

Porém, o inverno deste paraíso natural oferece diversos atrativos, como patinar em lagos congelados com a cordilheira ao fundo, e esquiar em um parque de neve no alto da montanha são apenas alguns dos atrativos que El Calafate oferece no inverno.
/catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2021/02/el-calafate-provincia-de-santa-cruz-argentina-4-910x607.jpg)
/catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2021/02/el-calafate-provincia-de-santa-cruz-argentina-2-910x607.jpg)
/catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2021/02/el-calafate-provincia-de-santa-cruz-argentina-3-910x607.jpg)
/catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2021/02/el-calafate-provincia-de-santa-cruz-argentina-1-910x512.jpg)
El Chaltén, também conhecida como “a Capital Nacional do Trekking”, tornou-se o local escolhido por muitos atletas devido à infinidade de circuitos que são propícios para a prática de qualquer tipo de esporte. Alguns dos lugares mais recomendados são a Laguna de los Tres, de onde pode-se ver o impressionante Monte Fitz Roy.

Outro dos destinos preferidos dos amantes do trekking e até mesmo dos experts, pode-se dizer, é Laguna Torre. Assim que a viagem começa, avista-se o desfiladeiro do rio Fitz Roy, que oferece uma vista panorâmica do Cerro Solo, Cordón Adela, Cerro Torre e monte Fitz Roy. Do outro lado do rio está a cachoeira Margarita.
Continuando a viagem em direção ao centro da cidade, uma parada obrigatória é definitivamente El Parador La Leona, construído em 1894 por uma família de imigrantes dinamarqueses, os Jensens, declarado pelo governo de Santa Cruz como Patrimônio Histórico e Cultural da província. Este parador traz consigo uma lenda urbana sobre as suas origens que dá nome ao local.
ão importa a estação do ano, o Sul é sempre um bom destino para viajantes aventureiros e amantes da natureza.