4 carnavais diferentões para conhecer um dia
Descubra sobre a folia da capital nacional da botecagem, da terra da Shakira, dos bailes de jazz, de uma ilha vulcânica...
Quando a gente imagina o nosso carnaval, já pensa automaticamente em passá-lo à beira da praia, certo? Os carnavais clássicos brasileiros misturam a brisa do mar, muita festa e bloquinhos pelas ruas: é assim no Rio de Janeiro, em Salvador, em Olinda… Mas algumas cidades por aí têm carnavais que trazem experiências diferentes de folia e também estão atraindo os viajantes brasileiros.
O buscador de voos Viajala.com.br listou quatro experiências de carnaval que vão de cidade histórica a ilha vulcânica, passando por folclore colombiano e bandas de jazz.
Barranquilla, Colômbia
Gingado a gente sabe que Barranquilla tem, afinal, é a terra da Shakira. Mas o Carnaval de Barranquilla é o maior evento cultural da Colômbia, uma festa centenária que costuma reunir mais de um milhão de pessoas. O Viajala é colombiano e, óbvio, não poderia faltar uma experiência nativa nessa lista: esse carnaval, que é Patrimônio Cultural da Unesco, celebra a cultura, a música e o folclore caribenho, com fantasias e carros alegóricos.
- SP entra em lista global com mais hospedagem para LGBTQIA+
- Universal Orlando terá área temática da DreamWorks
- Universal Orlando oferece 2 dias de entrada gratuita
- MSC lança pacote para brasileiros com embarque na Martinica
O ponto da festa também é estratégico. Barranquilla fica a 115 quilômetros da pitoresca Cartagena, cidade histórica murada que ficou famosa nos livros do escritor Garcia Márquez, e a 100 quilômetros de Santa Marta, onde fica o Parque Nacional Tayrona, com algumas das mais incríveis paisagens da Colômbia – praias paradisíacas, lagoas, florestas, ruínas arqueológicas…. é um programão para um carnaval fora do script.
Nova Orleans, Estados Unidos
Muita gente sonha em conhecer Nova Orleans, no sul do estado de Louisiana, porque a cidade é conhecida como o berço do jazz e do blues. Mas a celebração com esses ritmos tem seu ápice no Carnaval, que por lá é chamado de Mardi Gras.
O primeiro registro dessa celebração data do fim do século 17 e hoje em dia a festa dura semanas de desfiles de fantasias e bailes de mascarados com bandas de metais que acompanham a parada tocando muito jazz. Uma das principais tradições é pegar no ar ou no chão os colares de miçangas coloridas que são arremessados aos foliões de cima dos carros alegóricos desde, no mínimo, o século 19.
Belo Horizonte e Ouro Preto, Brasil
Como dizem em Minas Gerais, quem não tem mar, vai pro bar. O Carnaval era o feriado mais low profile de BH até bem pouquinho tempo atrás, mas foi no passinho dos botecos que a capital mineira foi virando, nos últimos anos, um dos principais destinos de carnaval do país.
A cidade é, segundo o New York Times, a capital nacional da botecagem, com mais bares per capita do que todo o resto do Brasil – e o carnaval por lá vai, invariavelmente, acabar no bar mesmo. No blog do Viajala, você confere dicas para curtir os melhores blocos do carnaval de BH. Uma vez lá, dá pra fazer um bate-volta para Ouro Preto e pular o carnaval de rua nas ladeiras da cidade histórica – haja panturrilha!
Tenerife, Espanha
Um carnaval muito parecido com o nosso, mas que é celebrado na beira da praia, em uma ilha… vulcânica. O principal carnaval da Espanha coincide nas datas com o carnaval brasileiro e fica em uma região bem peculiar: as vulcânicas Ilhas Canárias, a apenas 300 quilômetros da África –em Tenerife, está o conhecido o vulcão Teide, com quase quatro mil metros de altura.
O Carnaval de lá também conta com carros alegóricos temáticos, foliões fantasiados, bandas e gente pela rua, pertinho da praia.