4 carnavais diferentões para conhecer um dia

Descubra sobre a folia da capital nacional da botecagem, da terra da Shakira, dos bailes de jazz, de uma ilha vulcânica...

Por: Viajala Brasil | Comunicar erro

Quando a gente imagina o nosso carnaval, já pensa automaticamente em passá-lo à beira da praia, certo? Os carnavais clássicos brasileiros misturam a brisa do mar, muita festa e bloquinhos pelas ruas: é assim no Rio de Janeiro, em Salvador, em Olinda… Mas algumas cidades por aí têm carnavais que trazem experiências diferentes de folia e também estão atraindo os viajantes brasileiros.

O buscador de voos Viajala.com.br listou quatro experiências de carnaval que vão de cidade histórica a ilha vulcânica, passando por folclore colombiano e bandas de jazz.

Barranquilla, Colômbia

A vizinha Santa Marta tem algumas das mais belas paisagens da Colômbia

Gingado a gente sabe que Barranquilla tem, afinal, é a terra da Shakira. Mas o Carnaval de Barranquilla é o maior evento cultural da Colômbia, uma festa centenária que costuma reunir mais de um milhão de pessoas. O Viajala é colombiano e, óbvio, não poderia faltar uma experiência nativa nessa lista: esse carnaval, que é Patrimônio Cultural da Unesco, celebra a cultura, a música e o folclore caribenho, com fantasias e carros alegóricos.

O ponto da festa também é estratégico. Barranquilla fica a 115 quilômetros da pitoresca Cartagena, cidade histórica murada que ficou famosa nos livros do escritor Garcia Márquez, e a 100 quilômetros de Santa Marta, onde fica o Parque Nacional Tayrona, com algumas das mais incríveis paisagens da Colômbia – praias paradisíacas, lagoas, florestas, ruínas arqueológicas…. é um programão para um carnaval fora do script.

Nova Orleans, Estados Unidos

Crédito: PixabayO carnaval de Nova Orleans mistura jazz, fantasias e bailes de máscaras

Muita gente sonha em conhecer Nova Orleans, no sul do estado de Louisiana, porque a cidade é conhecida como o berço do jazz e do blues. Mas a celebração com esses ritmos tem seu ápice no Carnaval, que por lá é chamado de Mardi Gras.

O primeiro registro dessa celebração data do fim do século 17 e hoje em dia a festa dura semanas de desfiles de fantasias e bailes de mascarados com bandas de metais que acompanham a parada tocando muito jazz. Uma das principais tradições é pegar no ar ou no chão os colares de miçangas coloridas que são arremessados aos foliões de cima dos carros alegóricos desde, no mínimo, o século 19.

Crédito: PixabayAs máscaras fazem parte do Mardi Gras

Belo Horizonte e Ouro Preto, Brasil

Como dizem em Minas Gerais, quem não tem mar, vai pro bar. O Carnaval era o feriado mais low profile de BH até bem pouquinho tempo atrás, mas foi no passinho dos botecos que a capital mineira foi virando, nos últimos anos, um dos principais destinos de carnaval do país.

Bloco Juventude Bronzeada

A cidade é, segundo o New York Times, a capital nacional da botecagem, com mais bares per capita do que todo o resto do Brasil – e o carnaval por lá vai, invariavelmente, acabar no bar mesmo. No blog do Viajala, você confere dicas para curtir os melhores blocos do carnaval de BH. Uma vez lá, dá pra fazer um bate-volta para Ouro Preto e pular o carnaval de rua nas ladeiras da cidade histórica – haja panturrilha!

Tenerife, Espanha

Crédito: PixabayO carnaval de Tenerife também tem fantasias e desfiles

Um carnaval muito parecido com o nosso, mas que é celebrado na beira da praia, em uma ilha… vulcânica. O principal carnaval da Espanha coincide nas datas com o carnaval brasileiro e fica em uma região bem peculiar: as vulcânicas Ilhas Canárias, a apenas 300 quilômetros da África –em Tenerife, está o conhecido o vulcão Teide, com quase quatro mil metros de altura.

As Canárias são ilhas vulcânicas da Espanha

O Carnaval de lá também conta com carros alegóricos temáticos, foliões fantasiados, bandas e gente pela rua, pertinho da praia.

Compartilhe:

Autor: Viajala Brasil

O Viajala é um metabuscador de voos que compara preços de companhias aéreas e agências de viagens, permitindo que você escolha a passagem mais barata sem custo e sem taxas adicionais.

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Viajala Brasil da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
2
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
3
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
4
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
5
01:40
Os destinos gastronômicos favoritos dos foodies
Torres de queijo, banquinhos de chocolate e sushis gigantescos. Prepare-se para comer com os olhos com os destinos gastronômicos mais …
6
01:38
Hostel em Tóquio tem quartos em prateleira de livros
Um hostel no Japão tem uma proposta bem diferente: fazer com que os seus visitantes durmam entre os livros
7
01:29
10 itens mais estranhos apreendidos nos aeroportos dos EUA
A lista inclui algumas peças de arte bizarras feitas com granadas (sem poder de explosão), uma foice e até um …
8
43s
The Great LEGO Race
A montanha-russa de realidade virtual é a primeira feita para crianças e conta com mini figuras de Lego, uma prancha …