4 festas juninas no Brasil para visitar ao menos uma vez
O Nordeste tem as festas mais tradicionais, folclóricas e animadas do país
Quadrilha, pipoca, quentão, bolo de fubá e milho verde. Está aberta a temporada de festas juninas!
A celebração popular, de origem portuguesa, ganhou tons e timbres bem brasileiros principalmente no Nordeste, onde ela é ainda mais tradicional. Com shows de peso, danças e comidas típicas, as festas de São João chegam a durar um mês e atraem milhares de turistas à região todos os anos.
O buscador de voos Viajala.com.br listou 4 Festas Juninas tradicionais que todo amante de forró e folclore brasileiro deve visitar ao menos uma vez na vida.
Campina Grande (Paraíba)
No Agreste paraibano acontece o “maior São João do Mundo”, como a própria organização do evento gosta de chamar. A cidade de Campina Grande, a 130 quilômetros da capital João Pessoa, espera movimentar mais de dois milhões de pessoas este ano.
E tem tempo para isso: a festa acontecerá de 1º de junho a 1º de julho, ou seja, dá para organizar a visita com calma. Além das tradicionais comidinhas típicas, a edição de 2018 traz shows de Wesley Safadão, Elba Ramalho, Bell Marques e Luan Santana.
Salvador (Bahia)
Aqui no blog do Viajala, o destaque tradicional de Salvador é, obviamente, o Carnaval. Mas o São João soteropolitano, embora menos conhecido Brasil afora, também é divertido e, melhor ainda, de graça.
A principal festa rola no Pelourinho, no Centro Histórico, mas dura bem menos: são apenas 3 dias. Este ano, o São João acontece nos dias 22, 23 e 24 de junho, com shows de Alceu Valença na abertura, trazendo o som de Luiz Gonzaga; Geraldo Azevedo, no dia seguinte, e Elba Ramalho, que encerra a festa no último dia.
Caruaru (Pernambuco)
No ano passado, essa festa do agreste pernambucano, a duas horas de Recife, recebeu nada menos que 80 mil pessoas por noite –e são 30 noites, imagine só. O arraial é gigante e é o reduto dos adoradores do forró nessa época.
Em 2018, acontece de 1 a 30 de junho com shows de Wesley Safadão, Alok e Michel Teló. Para quem vai em família e gosta de atrações mais, digamos, pitorescas, a cidade também recebe o Festival de Comidas Gigantes, com comidas típicas da região em formatos maximizados – é um ótimo programa para as crianças.
São Luís (Maranhão)
O favorito da equipe do Viajala e a melhor pedida para quem ama o folclore brasileiro e a cultura popular do Nordeste. Aqui, o forró sai e entram origens africanas e indígenas em uma tradição que vem do século 18: a Bumba Meu Boi.
A festa é meio teatral e conta a história de um boi que foi morto por um escravo e ressuscitou.
No Maranhão, os grupos de Bumba Meu Boi trazem estilos diferentes nas fantasias e na música, ritmada com instrumentos distintos, como pandeiros, tambores, matraca e zabumba. Esse ano, o São João do Maranhão excursionou de Norte a Sul e apresentou o lendário Boi-Bumbá até no Mercadão Municipal de São Paulo, deixando todo mundo encantado com as cores e as comidinhas da festa.
Para conferir a versão oficial do folclore in loco, é só rumar para São Luís: o São João 2018 vai de 12 de junho a 1º de julho.