5 experiências no Sul da Amazônia para relaxar durante as férias
A melhor época do ano para se aventurar pela maior floresta tropical do mundo, aliás, é entre os meses de julho e agosto
Em alta, o turismo de isolamento pode não ser uma prática relativamente nova no mercado, mas evidenciou destinos até então pouco explorados pelos turistas brasileiros, como a floresta Amazônica. Cerca de 60% de todo o território brasileiro é ocupado por este rico e encantador bioma, que se faz presente em oito estados diferentes e abriga a maior e mais diversificada biodiversidade do mundo, com incontáveis espécies.
A melhor época do ano para se aventurar pela maior floresta tropical do mundo, aliás, é agora, entre os meses de julho e agosto, quando há menos riscos de chuva e as chances de observar grandes mamíferos nas margens dos rios se torna maior. Infinitas possibilidades de passeios e experiências se abrem para os turistas. Mas o que fazer?
O hotel Cristalino Lodge, um dos melhores ecolodges do mundo segundo a National Geographic Traveler, listou algumas dicas de atividades e experiências para os turistas que pretendem desbravar a maior floresta tropical do planeta durante as férias.
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
Trilhas pela mata
Pode parecer clichê dizer, mas caminhar entre as árvores de um bioma tão rico e único quanto a Amazônia é uma incrível experiência de conexão com a natureza.
Observar com atenção todos os detalhes da fauna e da flora também. São mais de 30 mil espécies de plantas e incontáveis espécies de aves, mamíferos, répteis e peixes. Uma vez no local, não deixe de explorar a região durante a noite. As chances de avistar algum animal em busca de alimento, sobretudo os de hábitos noturnos, são bem maiores e a experiência será inesquecível.
Passeio de canoa
Contemplar a natureza é uma prática que pode ser feita de diversas maneiras no Sul da Amazônia. Desbravar as águas por meio da canoagem é uma delas.
Com a vantagem de ser uma prática bem silenciosa, já que não há a presença de motor no bote, a experiência lhe permitirá ouvir o gracioso canto dos pássaros, a correnteza do rio e os mais variados sons da floresta. Isso sem mencionar a possibilidade de avistar algumas espécies de aves e macacos com mais facilidade.
Observe a Amazônia do alto
Depois de explorar as suas belezas por terra e água, que tal vislumbrar os encantos da Amazônia pelo alto? Na Reserva Privada do Cristalino Lodge, em Alta Floresta, Mato Grosso, é possível apreciar toda a vastidão da floresta à 50 metros de altura, por meio de duas torres de observação.
Construídas em aço galvanizado, as estruturas estão posicionadas em diferentes pontos da reserva ecológica e oferecem uma vista de tirar o fôlego, sobretudo ao pôr do sol…
Tome um banho de rio
Mergulhar em um revigorante banho de rio, com águas limpas da própria Amazônia, se traduz em uma sensação de pura felicidade.
Em algumas regiões, entre os meses de julho a novembro, pequenas “praias” e pedras, quase que sob medida, surgem para tornar a experiência ainda mais gostosa, prazerosa e libertadora.
Explore os sabores da Amazônia
Espere por sabores únicos ao provar a rica e variada gastronomia local, feita geralmente com ingredientes nativos e da estação. A grande estrela da mesa normalmente é o pescado, que além de fresco, é preparado de diferentes formas ao longo dos estados que abrigam o bioma amazônico.
Outros insumos, como o tucumã, também tem o seu brilho ao estar presente em muitas receitas, sobretudo na região norte do país.
No Cristalino Lodge, as refeições ganham ainda ares mais do que especiais graças a infraestrutura do restaurante, que oferece vista para a floresta.