5 lugares secretos para conhecer em Curitiba
Confira locais que você não imaginava conhecer em uma visita à capital paranaense
A capital do Paraná é reconhecida por ter belíssimas áreas verdes, um espaço urbano organizado e diversos passeios tradicionais imprescindíveis, como o Jardim Botânico e o Museu Oscar Niemeyer.
Mas há uma Curitiba que nem todos conhecem e que é palco de locais fantásticos que vão desde o Museu do Holocausto até um Bosque que homenageia Portugal.
Abaixo, confira cinco desses lugares impressionantes para você já colocar no seu roteiro quando for comprar a sua passagem aérea para Curitiba.
- Brasil negro: 7 destinos imperdíveis para o Afroturismo
- Viaje pelo Nordeste: 5 lugares que parecem de cinema e nem todo mundo conhece
- 3 lugares para viajar sozinha no Brasil que você ainda não pensou
- Argentina em 5 dias: tudo o que você precisa conhecer
1. Café do Paço
O Sesc já se tornou sinônimo de excelência quando o assunto é cultura. Em Curitiba, há um centro cultural administrado pela instituição, que abriga o Café do Paço, um local charmoso e que os turistas podem se deliciar com as bebidas quentes e geladas, além de doces saborosos. Pode ser um ponto de parada para conhecer o edifício e outros pontos turísticos da cidade.
2 – Museu do Holocausto
O extermínio de judeus é contado no Museu do Holocausto com uma exposição permanente de 56 objetos e aproximadamente 300 fotos e vídeos, que remontam um dos períodos mais sombrios da humanidade. Ele foi inaugurado em 2011 e foi o primeiro espaço cultural destinado a esse fim no Brasil — e também o mais completo.
A visitação é gratuita e acontece aos domingos para todos os públicos. Os dias de semana são reservados para grupos escolares.
3 -Bosque de Portugal
Uma homenagem à língua portuguesa e à Portugal é o objetivo desse bosque, que fica na Rua Fagundes Varela,774, no bairro jardim social. O espaço público é antigo e foi inaugurado em 1944. Nele, é possível ver vários pilares de azulejos, com inscrições de versos de poetas portugueses renomados, como Luís de Camões, Gregório de Matos, Castro Alves, Camilo Pessanha entre outros.
4 – Parque Passaúna
Essa é uma das maiores áreas verdes da cidade. O parque tem uma trilha ecológica de 3,5 km de extensão e nos arredores é possível apreciar bosques, áreas de pesca, pontes de madeira e até espaços com churrasqueiras. Mas o destaque fica com o mirante de 12 metros, onde pode-se ver Campo Largo, município vizinho de Curitiba.
5 – Palacete dos Leões
O Palacete dos Leões tem mais de 100 anos — foi construído em 1902. Quem morava na mansão histórica era a família Ermelino de Leão Júnior, que acompanhava de perto o ciclo da erva mate no estado. Hoje o local é tombado como patrimônio histórico e recebe diversas exposições de pintura, desenho, gravuras, fotografias e obras em 3D.