5 motivos mais do que suficientes para conhecer o Egito

Essas terras tão históricas de incontáveis emoções

Em parceria com LiviajanteOficial
12/08/2019 21:49 / Atualizado em 14/08/2019 00:02

Nem preciso dizer que cinco motivos são mais do que suficientes para conhecer o Egito. Essas terras tão históricas de incontáveis emoções.

1 – Piramides de Gize

As pirâmides de Gize
As pirâmides de Gize - Arquivo pessoal

As Pirâmides de Gizé, polêmicas construções dos faraós Quéfren, Queóps e Miquerinos, e pela mais famosa de todas as esfinges do mundo.

Reserve ao menos 3 horas para conhecer todo complexo das Pirâmides de Gizé. Conhecer uma das sete maravilhas do mundo antigo e parte da sua história requer tempo para apreciar cada detalhe.

2 – Templo de Luxor

Interior do Templo de Luxor
Interior do Templo de Luxor - Hagall Muniz

No centro da cidade, a beira do Rio Nilo, localiza-se o Templo de Luxor. Sua visita, em grande estado de conservação, impressiona. Com uma longa linha de esfinges (que liga ao Templo de Karnak), há na entrada três estátuas de Ramsés II e um grande obelisco apenas do lado esquerdo (o da direita foi oferecido a Paris e está na Place de la Concorde).

Dizem que são 3 km de esfinges dos dois lados no caminho entre o templo de Luxor e Karnak. E isso é real, eu vi com meus próprios olhos.

3 – Vale dos Reis

FA tumba de Tutancâmon
FA tumba de Tutancâmon - Arquivo pessoal

O Vale dos Reis é parada obrigatória. É lá que estão mais de 60 tumbas dos faraós, com pinturas que rementem a sua trajetória a vida eterna. Um ticket dá direito a três acessos, sugiro: Merenptah, Tausert & Setnakht e Ramesés 3º (lembro que algumas podem estar fechadas).

A tumba de Tut-ankh-Amom (Tutancâmon ou Tutancámon, também conhecido pela grafia Tutankhamon) necessita de pagamento extra, e, apesar de bem pequena, sem grande impacto, para mim foi de grande importância entrar e ver a múmia do faraó-menino, já que as outras estavam vazias (as múmias estão em museus espalhados) .

3 – Ficar de frente pro rio Nilo

A cidade de Luxor é dividida pelo Rio Nilo. Além de mergulhar na história deste país, não deixe de relaxar caminhando pela margem do Nilo, enquanto aprecia a paisagem e, quem sabe, aproveitar para fazer umas comprinhas nas lojas daqui.

4 – Templo de Karnak

O Templo de Karnak é o maior templo do Egito
O Templo de Karnak é o maior templo do Egito - Arquivo pessoal

O Templo de Karnak é o maior templo do Egito. Ainda hoje, restos seguem sendo encontrados e o templo vai sendo reconstruído.

o Templo de Karnak contém em seu interior o grande templo de Amon, outros templos menores, capelas e o grande lago sagrado. Os faraós mais importantes que intervieram em sua construção foram Hatsepsut, Seti I, Ramsés II e Ramsés 3º.

5 – Templo de Edfu (mais conhecido como rei Horus)

É um templo construído de pedra arenosa que possui cenas e muitas inscrições em relevo
É um templo construído de pedra arenosa que possui cenas e muitas inscrições em relevo - Arquivo pessoal

O Templo de Edfu, chamado também o templo de Hórus é, sem dúvida, um dos mais conservados e belos templos em todo o Egito. Situa-se na margem oeste do Rio Nilo. É um templo construído de pedra arenosa que possui cenas e muitas inscrições em relevos.

O templo foi dedicado ao deus Hórus. Além dos elementos tradicionais, o templo de Hórus possui outros elementos arquitetônicos que surgiram apenas na Época Greco-romana como o Mamisi, (casa do nascimento divino de Hórus), a cripta, e o nilômetro.