5 lugares que você não pode deixar de conhecer em uma viagem a Natal (RN)

A capital potiguar está entre os destinos mais procurados pelos brasileiros para às férias de verão

13/12/2024 07:19

Natal é a porta de entrada para quem busca praias paradisíacas e experiências inesquecíveis. A capital potiguar e seus arredores oferecem cenários deslumbrantes e uma vibrante cena cultural, ou simplesmente relaxar à beira-mar.

Além disso, atrações como o Forte dos Reis Magos, o maior cajueiro do mundo e passeios de buggy tornam Natal um destino imperdível no Nordeste brasileiro. O destino está entre os mais procurados pelos brasileiros para às férias de verão.

Pôr do sol nas dunas de Genipabu, município de Extremoz
Pôr do sol nas dunas de Genipabu, município de Extremoz - Fernando Chiriboga/Divulgação

A Catraca Livre fez uma seleção de cinco passeios que não podem faltar no seu roteiro na capital potiguar e seus arredores. Não esqueça o protetor solar e aproveite as paisagens que dispensam qualquer filtro digital.

5 lugares que podem faltar em uma viagem à Natal (RN)

Praia de Ponta Negra

A famosa Praia de Ponta Negra é o ponto de partida ideal para explorar a cidade. As águas esverdeadas e calmas, combinadas com a areia branca, fazem deste um destino imperdível tanto para relaxar quanto para curtir a infraestrutura local.

Praia de Ponta Negra com o Morro do Careca ao fundo
Praia de Ponta Negra com o Morro do Careca ao fundo - Fernando Chiriboga/Divulgação

O destaque fica por conta do Morro do Careca, uma duna de 107 metros de altura cercada por vegetação de restinga e mata atlântica. Por questões ambientais, a subida no morro é proibida, mas a vista do monumento natural continua sendo deslumbrante.

Vista da orlada praia de Ponta Negra com destaque para o Morro do Careca
Vista da orlada praia de Ponta Negra com destaque para o Morro do Careca - Fernando Chiriboga/Divulgação

Ao longo dos quatro quilômetros da praia, há uma combinação perfeita de natureza e urbanidade. Na década de 90, ela se tornou o centro turístico da capital. Assim, é possível aproveitar o melhor da gastronomia, compras, restaurantes, bares e baladas. O restaurante Farofa D’água é famoso pela autêntica carne de sol e pratos regionais com camarão potiguar.

Praia de Pipa

Localizada no município de Tibau do Sul, a cerca de 85 km de Natal, a Praia de Pipa é um dos destinos mais badalados do Nordeste e uma ótima alternativa às capitais.

Vista da praia do Amor, em Tibau do Sul
Vista da praia do Amor, em Tibau do Sul - Fernando Chiriboga/Divulgação

Com suas falésias coloridas, praias de águas claras e uma vida noturna vibrante, Pipa se destaca como um destino para quem busca tanto descanso quanto agito. Além das paisagens paradisíacas, como a Praia do Amor e a Baía dos Golfinhos, Pipa também é famosa pela diversidade de bares, restaurantes e festas que atraem turistas do Brasil e do exterior.

Para quem gosta de ecoturismo, é possível fazer passeios de barco, caminhadas ecológicas e até observar golfinhos e tartarugas marinhas.

Dunas de Genipabu

As dunas de Genipabu, município de Extremoz, a pouco mais de 25 km de Natal, são um dos cartões-postais mais famosos do estado.

Com um dia inteiro de duração, o passeio é feito de buggy, que tem capacidade para até 4 passageiros, e você pode escolher entre uma versão “com emoção” (com manobras radicais pelas dunas) ou “sem emoção”, com tranquilidade.

O bugueiro busca os passageiros no hotel pela manhã e o retorno a Natal acontece no fim da tarde.

Vista das dunas e da praia de Genipabu
Vista das dunas e da praia de Genipabu - Fernando Chiriboga/Divulgação

Durante o trajeto, o passeio passa por várias praias ao longo do litoral potiguar, como Redinha, Santa Rita, Barra do Rio e Graçandu, além de áreas com dunas móveis e fixas, como as de Pitangui e as famosas dunas de Genipabu. Saiba que não existe mais o passeio de dromedário em Natal.

Barra do Cunhaú

Se você procura um lugar mais tranquilo, a Barra do Cunhaú, em Canguaretama, é um refúgio perfeito. A pequena vila de pescadores tem praias quase desertas, com um visual encantador de onde o rio encontra o mar.

É possível fazer passeios de barco pelo Rio Curimataú, com direito à parada em bancos de areia e degustação de ostras frescas direto da fonte.

Parrachos de Maracajaú

Outro passeio que não pode faltar no seu roteiro é a visita aos Parrachos de Maracajaú, no município de Maxaranguape, a 60 km de Natal . Esse recife de corais é ideal para quem gosta de mergulho ou snorkeling.

Piscinas naturais dos Parrachos de Maracajaú, no município de Maxaranguape (RN)
Piscinas naturais dos Parrachos de Maracajaú, no município de Maxaranguape (RN) - Canindé Soares/Setur-RN

As águas cristalinas e a vida marinha rica fazem do local um verdadeiro aquário natural, onde você pode nadar com peixes coloridos e ver de perto as belezas subaquáticas.

Como acontece em outros lugares, as piscinas naturais só existem na maré baixa. Os catamarãs e lanchas programam suas saídas de acordo com o nível mínimo da maré.

Onde se hospedar

Na área mais exclusiva de Ponta Negra, em Natal, o Vogal Luxury Beach Hotel & SPA oferece acomodações luxuosas com vista para o mar, varandas e banheira dupla de hidromassagem.

Vista da piscina do Vogal Luxury Beach Hotel & SPA, na praia de Ponta Negra, em Natal (RN)
Vista da piscina do Vogal Luxury Beach Hotel & SPA, na praia de Ponta Negra, em Natal (RN) - Divulgação

O hotel oferece 84 apartamentos e 21 suítes (uma delas é presidencial), além de cinco piscinas ao ar livre, pool bar, restaurantes, beach service, fitness center, serviços e atividades com alto foco em wellness no Vogal SPA by L’Occitane.

Um dos apartamentos do Vogal Luxury Beach Hotel & SPA
Um dos apartamentos do Vogal Luxury Beach Hotel & SPA - Divulgação

O Vogal Luxury Beach Hotel & SPA também conta com um menu de experiências, em parceria com a Luck Receptivo, para que os hóspedes explorem o melhor do Rio Grande do Norte.