5 tipos de viagens para fazer com seus filhos antes que eles cresçam

A Cátia Noronha, do @todasasmaesemviagem listou cinco viagens que fazem toda a diferença

Por: Todas as Mães em Viagem

Viajar com filhos tem sempre os dois lados da moeda: o ritmo é outro, o planejamento e a organização devem ser maiores. Por outro lado, viajar com crianças é uma construção de memórias afetivas. É muito mais do que entretenimento e lazer apenas. Viajar em família estreita ligações, reforça nossos vínculos. Não é sobre o que a criança vai se lembrar, é sobre quais emoções ela vai sentir durante a viagem.

E existem vários tipos de viagens que podem ser feitas com crianças! Listei aqui cinco viagens que fazem toda a diferença!

Viagem com parques temáticos

Apesar de ser a mais óbvia das viagens com crianças, unir um destino a um parque temático também requer um planejamento e uma dose extra de paciência, uma vez que terão que lidar com cansaço fora de hora, fome e muita expectativa. Mas também é sucesso na certa com as crianças. E a gente também tem a chance de voltar a ser criança, de gritar com os braços pra cima na montanha russa e sentir aquele frio na barriga. Quer melhor momento para se divertir e ainda se reconectar com os filhos?

Algumas sugestões no Brasil são Beto Carrero (SC), Florybal (RS), Alpen Park (RS) e Parque da Mônica (SP). No exterior: Disney World (EUA), Disneyland (EUA, França, China), Parque da Peppa (Inglaterra).

Em contato com a natureza

Em um momento onde sustentabilidade e meio ambiente são assuntos mais que obrigatórios em casa, levar as crianças para vivenciarem experiências em meio à natureza valoriza ainda mais uma viagem, trazendo lições e uma consciência ecológica para a família inteira.

Entre muitas opções que existem de roteiros ecológicos, algumas sugestões são Brotas,  Bonito, Amazônia, Pantanal. E para quem não quer ir muito longe, muitos hotéis fazenda e hotéis de campo também incluem atividades junto à natureza de forma educativa e respeitosa.

Acampar

Resort nenhum no mundo paga a experiência de dormir ao som de grilos e corujas dentro de uma barraca de camping. Crianças já amam brincar de casinha e vão amar uma aventura como essa de verdade! Sem falar que é uma ótima oportunidade para vivenciar o respeito ao próximo, principalmente por usar alguns espaços compartilhados, como o banheiro e chuveiro – diferente de um hotel.

Aqui mesmo na Catraca Livre Viagem já escrevi um texto sobre tudo o que você precisa saber sobre acampar com crianças. Para quem quer acampar e não dispõe de barraca, procure por campings “ready camp”. Nos ready camps, as barracas já são montadas e equipadas, prontas para o campista iniciante vivenciar a aventura de acampar. Além de pertences pessoais, você só precisa levar roupa de cama e banho.

Hotéis com atividades

Viajar para um hotel que ofereça atividades monitoradas e equipe de recreação infantil proporciona uma experiência super diferente de autonomia e independência para as crianças em um espaço seguro! A viagem em si é o hotel e sua infraestrutura.

As crianças passam o dia brincando com outros hóspedes mirins, interagem com pessoas novas, participam de gincanas e atividades esportivas com os “tios” e conhecem outras possibilidades de diversão enquanto os pais observam de longe. Tem criança que se identifica tão bem com essa proposta, que passa o dia inteiro brincando nas atividades de recreação! Os hotéis familiares ganham cada vez mais espaço e não é difícil encontrar monitoria de qualidade pelo Brasil.

Viagem histórica e cultural

Engana-se quem pensa que museu ou passeios históricos não são para criança. Fazer uma viagem com um contexto histórico e/ ou cultural é riquíssimo e as crianças podem se divertir! Claro que tem que haver uma conversa antes, o famoso combinado, dependendo do lugar.

Tudo de diferente que a criança pode observar traz uma experiência nova e pode despertar um interesse maior sobre determinado assunto ou local. Só o fato de estarem em um lugar que não conhecem, já é um grande estímulo. E quando sentir que a bagunça ou o cansaço estão vencendo, é hora de abortar a missão e procurar um parquinho (em qualquer lugar do mundo haverá um parquinho de rua) ou voltar para o hotel.

O segredo de uma viagem com crianças é alinhar as expectativas e aproveitar! Eles crescem rápido demais e quando menos se espera estarão planejando uma viagem com os amigos – sem você dessa vez.

Por: Todas as Mães em Viagem

Eu sou a Cátia Noronha, jornalista e mãe. Aprendi que viajar com crianças pode ser ainda melhor quando dispomos de mais informação e planejamento. Eu acredito que viajar em família estreita ligações e reforça nossos vínculos afetivos!

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário todasasmaes da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
2
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
5
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
6
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
7
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
8
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …