Um dia no camping: 11 coisas que você precisa saber

Acampar em família pode ser mais divertido do que a gente imagina!

Por: Todas as Mães em Viagem

Acampar com os filhos sempre foi uma vontade e confesso que não imaginava que poderia ser tão legal! Crianças em geral são aventureiras por natureza e isso já ajuda bastante no clima do camping.

Na verdade a nossa primeira aventura de camping foi quando viajamos de motorhome no Canadá por 7 dias, mas ficar em barraca é muito mais roots e bem diferente. Para ajudar outras famílias que querem ir para um camping com crianças e não sabem por onde começar, vou contar como foi a nossa experiência!

camping e aventura
Crédito: Catia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemTudo o que você precisa saber para acampar pela primeira vez

1. A escolha do camping

Por ser a primeira vez com as crianças, escolhemos um lugar que tivesse uma boa estrutura. Pesquisei bastante e busquei várias indicações, tanto de amigos quanto na internet.

Escolhemos o Camping Chapéu de Sol, em Itu, para a nossa primeira aventura! Além de ser pertinho de São Paulo –cerca de 1 hora, é um camping que também conta com uma bela área de lazer, como parquinho, pesqueiro e até piscina aquecida (que não usamos). Na maioria das avaliações que li, tinha a informação de pessoas que foram com crianças – e isso contou muito na hora da decisão.

camping com area de lazer
Crédito: Catia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemNosso camping tinha uma ótima área de lazer, caso as crianças ficassem entediadas

Optamos por passar apenas uma noite no camping – de sábado para domingo para ver a adaptação (a nossa e das crianças). Como não precisava fazer reserva, caso o dia do nosso acampamento amanhecesse feio, era só não ir… Porque acampar com chuva deve ser realmente bem desagradável! Claro que fiquei monitorando a previsão do tempo antes.

Equipamentos necessários para acampar

Nós já tínhamos alguns equipamentos e outros nós compramos antes de ir. A experiência foi tão bacana que já queremos adquirir mais acessórios para acampar com cada vez mais conforto!

2. Barraca

Nossa barraca é tipo iglu para duas pessoas. Coubemos os quatro (2 adultos e 2 crianças), mas ficou um pouco apertado (“um pouco” é modo de dizer rs). A barraca tipo iglu é boa porque tem a montagem mais fácil. Mas já estou de olho em outros modelos de barracas para família disponíveis no mercado.

É impossível não olhar para o vizinho campista com aquela super barraca mega blaster e não querer uma igual da próxima vez. E quando você se depara com uma família que adaptou uma kombi e a transformou em um motorhome? Virou meu sonho de vida!!

barraca iglu
Crédito: Catia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemA família e a barraca: um pouco de aperto não faz mal a ninguém

3. Colchão inflável ou saco de dormir

A gente já tinha um colchão de casal inflável para camping, que é super confortável. Além de ser macio, ele impede o contato com o chão (o que torna menos frio). Mas ficou pequeno para nós 4. O saco de dormir pode substituir o colchão inflável.

Levamos um lençol de casal, muitos agasalhos quentinhos e algumas mantas de microfibra. Mas passamos frio durante a noite! Por esse motivo, acho que o saco de dormir, que tem revestimento térmico por dentro, seria a melhor opção. Outro erro nosso foi ter levado mantinha de microfibra. Elas são muito leves e não esquentam nada!

Crédito: Catia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemA noite no camping: roupas de cama, travesseiros, mantas e uma lanterna para usar dentro da barraca

4. Mesas e cadeiras

Existem vários “móveis” para acampar que valem a pena, mas não são imprescindíveis… são acessórios que deixam o acampamento mais agradável e confortável. Eles são feitos de lona, são resistentes, leves e fáceis de levar. Levamos banquinhos dobráveis, cadeira de camping, cadeira de praia, além de uma mesa dobrável.

equipamentos para camping
Crédito: Catia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemLevar cadeiras, mesas e banquinhos deixa o acampamento mais confortável

No nosso camping tinha uma mesa de cimento com bancos, o que facilitou bastante a hora do jantar e do café da manhã. Faltou um tapetinho para a “porta” da barraca para deixarmos os sapatos.

5. Fogareiro

Apesar de contar com um espaço com cozinha comunitária no camping, compramos um fogareiro para fazer o jantar. Levamos 2 vasilhames pequenos de gás, compatíveis com o nosso fogareiro. Deu e sobrou gás!

jantar no camping
Crédito: Catia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemNosso jantar no camping: poderia ter um cardápio mais elaborado

Para as refeições levamos: uma panela pequena, talheres, copos (de plástico duro, não descartáveis), guardanapo, pratos, caneca para o café, além de toalha de mesa. Não se esqueça de esponja de lavar louça e detergente para lavar na pia comunitária, se não quiser trazer tudo sujo de volta.

6. Alimentação

As comidas foram as mais práticas possíveis: macarrão instantâneo para o jantar e kibe já pronto trazido de casa. Para o café da manhã, achocolatado pronto para as crianças, café instantâneo para nós, bisnaguinha e creme de avelã. Nada que precisasse de refrigeração. Dá para fazer uma refeição (bem) mais elaborada, a gente é que não teve criatividade mesmo.

jantar no camping
Crédito: Catia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemNosso jantar no camping: poderia ter um cardápio mais elaborado

Um vinhozinho para tomar ao redor da fogueira também não pode esquecer, né? E sim, nós fizemos fogueira!! Quem leu nossa experiência de motorhome no Canadá viu que a época era de tempo muito seco e, para evitar incêndios florestais, as fogueiras estavam proibidas durante a temporada que estivemos lá.

fogueira camping
Crédito: Catia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemMomento de curtir e relaxar no camping ao redor da fogueira

No caso do camping em Itu, ao lado de cada área de barraca tinha, além de uma mesa de cimento, um poste de luz com tomadas e ainda uma pequena churrasqueira de cimento que também faz as vezes de fogueira. As crianças foram recolher galhos secos e voilá, tínhamos uma fogueira quentinha (faltaram os marshmallows). Ah, levar um acendedor daqueles de churrasqueira facilita bastante na hora de acender a fogueira!

7. Lanternas

Imprescindível levar! Levamos uma lanterna para cada – e a brincadeira ficou mais legal ainda para as crianças nesse momento. Também comprei uma lanterna para pendurar dentro da barraca.

Crédito: Catia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemSelfie com a lanterna de cabeça: não se esqueça das lanternas em hipótese alguma!

Erro: não apostei em pilhas de qualidade e também não levei pilhas extras (erro crasso). Fiquei a noite inteira com receio de acabar as pilhas das lanternas. Usamos as lanternas para montar a barraca (pois chegamos tarde), para preparar o jantar, para as crianças brincarem ao redor da barraca (a magia de acampar é essa né?), para buscarem gravetos para fazer a fogueira, para ir ao banheiro e dentro da barraca antes de dormir. Não dá para esquecer a lanterna!!

8. Banheiros e limpeza

A minha preocupação era ter banheiros limpos no camping e fui com bastante receio. Comprei protetores de assento sanitário para usar com as crianças. Me surpreendi com a limpeza dos banheiros de onde nós estávamos, mas poderia não ser assim, né? Então vale a dica de levar esses protetores. Lá já tinha papel higiênico, mas por prevenção eu levei um rolo de casa.

Crédito: Catia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemEssa é a área onde ficavam os banheiros, chuveiros e tanques

Nem preciso dizer que o fato do banheiro estar limpo também se deve ao cuidado dos outros frequentadores, né? O fato de dividirmos os espaços em um camping nos dá uma consciência maior de zelo com o próximo, com a natureza e com nós mesmos.

9. E à noite? Na hora de dormir…

Como eu falei acima, a gente não tava muito confortável pelo tamanho do colchão e o vento frio que entrava na barraca só piorava o incômodo. As crianças dormiram rápido, não tiveram medo e estavam quentinhas (nossa prioridade era esquentar os pequenos).

Eu confesso: fiquei com um pouco de medo sim, pois não dá para negar que dormir dentro de uma barraca te deixa um pouco vulnerável, mesmo estando em um lugar seguro. Mas foi a primeira noite, e deve ser até normal ter essa estranheza.

No meio da madrugada acordei com vontade de fazer xixi. A área do banheiro ficava a uns 30 metros da nossa barraca e era iluminado, mas eu não tive coragem de ir até lá não hahah Segurei e só fui quando o dia amanheceu!

camping a noite
Crédito: Catia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemAcampamento montado à noite

10. O amanhecer no camping

Acordar na barraca do camping com toda aquela natureza em volta é muito bom! Aproveitei e fui ver o espetáculo do sol nascendo na manhã gelada enquanto todos dormiam na barraca. Aos poucos os outros campistas vão saindo de suas tocas. As crianças já saem prontas pra brincar!

nascer do sol
Crédito: Catia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemO nascer do sol no camping

Tomar o café da manhã rodeado de árvores, mato e sons de passarinho é uma experiência que toda família deveria ter! Peguei minha caneca de café, a minha mantinha, sentei na cadeira de camping e apenas agradeci!

cafe da manha camping
Crédito: Catia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemCafezinho da manhã: só pensando no próximo camping

11. Dá trabalho acampar?

Dá trabalho sim e agora entendi o real significado de “levantar acampamento”. Mas é uma experiência tão única que saí do camping já pensando no próximo! As crianças adoraram, cada um do seu jeito. Enquanto o mais velho e mais aventureiro gostava de explorar a área do acampamento, a mais nova se divertiu brincando dentro da barraca – brincando de casinha hahah.

camping em familia
Crédito: Catia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemA brincadeira de acampar num camping de verdade

Dá trabalho, mas vale a pena! Para quem quer acampar e não dispõe de barraca/ equipamentos e não quer investir, procure por campings “ready camp”. O camping Valle das Águas, em Socorro, é pioneiro no Brasil em ready camp. Ele já dispõe de barracas equipadas e montadas, prontas para o campista iniciante vivenciar a aventura de acampar. Além de pertences pessoais, você só precisa levar roupa de cama e banho.

No meu canal do IGTV tem uma videozinho com os melhores momentos da nossa experiência no camping. É só clicar aqui.

Por: Todas as Mães em Viagem

Eu sou a Cátia Noronha, jornalista e mãe. Aprendi que viajar com crianças pode ser ainda melhor quando dispomos de mais informação e planejamento. Eu acredito que viajar em família estreita ligações e reforça nossos vínculos afetivos!

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário todasasmaes da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
2
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
5
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
6
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
7
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
8
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …